26 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Com leitos de UTI no limite, sala de emergência do pronto-socorro de Rio Branco fica superlotada

Por

- Publicidade -

Com os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) das unidades de saúde da capital no limite de ocupação, a sala de emergência do pronto-socorro de Rio Branco tem ficado lotada nas últimas semanas. O local, que tem capacidade para atender 10 paciente, estava com 17 nessa quinta-feira (4), segundo confirmou a direção.

Em entrevista ao Bom Dia Acre, o diretor do hospital, Areski Peniche, informou que a unidade atende a todos os tipos de pacientes, desde aqueles com sintomas de Covid-19, até os que chegam com problema de pressão, diabetes e outras comorbidades. Segundo ele, mesmo que esteja já com a sala lotada, a unidade não tem como se negar a receber os que chegam precisando de atendimento.

Ele explicou que a sala de emergência é um ambiente “dinâmico” e que na manhã desta sexta (5), o setor estava com 14 pacientes, uma vez que os demais foram encaminhados para outra unidade ou setor para dar continuidade ao tratamento.

Fotos enviadas à Rede Amazônica mostram pacientes por toda parte na sala de emergência, sendo uns bem próximos aos outros. Questionado sobre a possibilidade de estarem pacientes com Covid-19 juntos com os demais, o diretor informou que todos que dão entrada na unidade são suspeitos de Covid-19 e passam por testagem.

“A capacidade da sala de emergência é fazer atendimento de 10 pessoas simultaneamente sem nenhum tipo de estrangulamento do serviço. Nas últimas semanas temos tido um aumento por volta de 14 a 15 pacientes no setor diariamente. Isso demonstra que a sociedade tem sofrido, todo paciente que dá entrada no PS, independentemente de qualquer coisa, ele é um paciente suspeito de Covid, então eles são testados, se o resultado do exame der positivo, ele é encaminhado para UTI no Into ou para clínica médica especializada em atendimento Covid, se der negativo, ele é referenciado para outras unidades”, informou o diretor.

O pronto-socorro, segundo Peniche, tem 20 leitos de UTI, sendo que desses 10 são destinados a pacientes com Covid-19.

“E temos leitos comuns para pacientes não Covid e esses leitos estavam todos ocupados, então a gente busca fora da unidade, na Fundação Hospitalar, no Santa Juliana, leitos de UTI, mas isso é disponibilizado para nós através da Central de Regulação estadual. Dos leitos destinados a Covid, seis estão disponíveis neste momento, por isso são atendidos casos restritos e os demais são encaminhados para o Into”, afirmou.

Leitos do hospital de campanha

Do total de 45 leitos de UTI do Instituto de Tomografia e Ortopedia (Into-AC), unidade referência para atendimento de Covid-19 na capital acreana, 42 estavam ocupados, o que representa 93,3% de taxa de ocupação. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde no boletim de assistência dessa quinta (4).

Os casos de Covid-19 continuam subindo no Acre e chegaram a 49.944 nessa quinta. O número de mortes causadas pela doença também subiu para 882.

Dos 75 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS disponibilizados, 63 estão ocupados, fazendo a taxa de ocupação na UTI ficar em 84%. Os leitos de UTI estão concentrados em Rio Branco, com 55 vagas, e Cruzeiro do Sul, com 20.

Pelo menos 44.202 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 216 pessoas seguem internadas.

O estado está em contaminação comunitária desde o dia 9 de abril, com uma taxa de incidência de e 5.583,6 c casos para cada 100 mil habitantes e a de mortalidade é de 98,6 para o mesmo grupo. Já a letalidade é de 1,8%.

Por Iryá Rodrigues, G1 AC.

- Publicidade -
Copiar