Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Rifa beneficente é promovida em Cruzeiro do Sul para custear gastos com animais de rua
  • BOPE impede ação criminosa e quatro são detidos após tentativa de arrastão em Rio Branco
  • Fã mirim da PM recebe surpresa de policiais em festa de aniversário no Guajará
  • Prefeito César e vice Guarsonio entregam 29º abastecimento de água em terra indígena e consolidam avanço histórico em Porto Walter
  • Veja: Bíblia e altar ficam intactas após incêndio na casa do pai de MC Gui
  • Caminhonete e moto se envolvem em grave acidente em Rio Branco; veja detalhes
  • Há 15 anos, missionário dedica a vida para ajudar comunidades remotas no Acre
  • Entenda: menina morre e mãe segue internada após suposto envenenamento
  • Criminosos são presos após sequestro de motorista de app e arrastões na Capital
  • Mais de 41 mil acreanos já declararam Imposto de Renda 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
domingo, abril 12
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Mais Notícias

Em Cruzeiro do Sul, Estado busca diálogo para melhoria dos setores moveleiro e têxtil

Por Redação Juruá em Tempo.3 de fevereiro de 20213 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O secretário da pasta de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict), Anderson Abreu, esteve, no início da noite de segunda, 1º, no Senai/Sesi de Cruzeiro do Sul para tratativas com representantes dos setores moveleiro e têxtil da região do Vale do Juruá.

Da comitiva também participaram o chefe do Departamento de Engenharia da Seict, Rosemberg Aguiar, e Carlos Resende, diretor da Agência de Negócios do Acre (Anac), que, juntamente com José Adriano Ribeiro, presidente da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), dialogaram com empresários e industriários para entenderem melhor suas necessidades e estudarem como o estado pode auxiliar no crescimento do mercado local.

O primeiro encontro foi realizado com membros do setor têxtil, que mencionaram a aquisição, por parte do governo, de uniformes e demais itens escolares, como mochilas, produzidos no Vale do Juruá para aumentar a produção local.

“O governador Gladson Cameli sempre teve a intenção de contemplar a produção de todos os municípios nas compras governamentais, e na Seict fazemos isso da maneira mais democrática possível”, disse o secretário Anderson, acrescentando que a região emprega muitas famílias e que os pedidos serão analisados pelo corpo técnico da Seict.  Em 2020 foram gastos cerca de R$20 milhões em uniformes, boa parte deles beneficiando o mercado interno.

Em seguida, os representantes da Seict e Fieac ouviram as demandas de trabalhadores e empresários do Polo Moveleiro, que tiveram, assim como as malharias, diversas ações protagonizadas pelo governo no ano passado, como a implantação do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) e entrega de licenças, entre outras.

Na reunião, os principais assuntos tratados foram a respeito da diminuição do valor dos insumos (madeira), compras governamentais e melhor distribuição dos galpões. Os empresários apresentaram divergências sobre esse último ponto, mas, por meio do diálogo entre as partes e autoridades, foi iniciado o processo de conciliação.

Segundo Rosemberg Aguiar, a construção de novos galpões está entre as metas da Seict e o projeto será repassado em breve para aprovação da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão e Anac.

“O mais difícil, que era a alteração da lei (Sinaflor), foi feito. Iremos fazer nossa parte para que o insumo (madeira) tenha um preço melhor pra vocês, contem conosco nessa tratativa. Queremos atrair investimentos e gerar emprego e renda para a população do Juruá e de todo o Acre”, afirmou Anderson Abreu, ressaltando a importância do credenciamento das compras governamentais nessa parceria entre Estado e moveleiros.

“Quero agradecer o governo do Estado, representado pelo secretário Anderson Abreu, que se propôs a nos ouvir, entender nossos problemas e dialogar, pois esse é o papel do governo, ouvir o setor privado para encontrar soluções para a população”, afirmou José Adriano Ribeiro.

Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.