Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Acre tem novo preço médio de referência para etanol em R$ 5,21 por litro
  • Jogador sul-africano morre dias após disputar a Copa do Mundo de 2026
  • Flávio lê carta de Bolsonaro, que pede para “deixar diferenças de lado”
  • Polícia descobre fuga de presos após vídeo em grupo de WhatsApp em Boca do Acre
  • Manu Bahtidão é confirmada como atração da Expo Quinari 2026; veja a programação
  • MPT abre processo seletivo de estágio com vagas no Acre; bolsas chegam a R$ 2,6 mil
  • Sem a presença de Jéssica, Vagner Sales confirma filha como vice na chapa de Mailza
  • “Se arrependeu, com certeza”: esposa do juiz aposentado Edinaldo Muniz revela detalhes inéditos do dia do desabamento da ponte
  • Alan Rick diz que respeita decisão do MDB em apoiar Mailza e afirma que seguirá ampliando alianças para 2026
  • Não faz sentido Vagner Sales odiar Zequinha e se aliar ao partido que o derrotou
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
domingo, julho 12
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Mais Notícias

No Acre, casal de idosos é resgatado após parte de casa desabar durante enxurrada

Por Redação Juruá em Tempo.8 de fevereiro de 20214 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O casal de aposentados Advaldo Rocha de Lima, de 88 anos, e Maria Luiza da Silva, de 71 anos, foi resgatado por equipes da Defesa Civil Municipal e Corpo de Bombeiros após parte da casa onde eles moravam desabar, no Conjunto Oscar Passos. A residência foi invadida pela água da forte chuva que atingiu Rio Branco entre a noite de quinta-feira (4) e o sábado (6).

Os idosos moram próximo do Igarapé São Francisco, um dos que transbordou com a enxurrada. Segundo a família, a água chegou no telhado da residência e os aposentados se abrigaram na casa de um vizinho. Eles não se feriram, mas perderam todos os móveis, roupas e parte do rancho que tinha sido feito recentemente.

“Trouxeram parte das coisas para a minha casa, mas ainda estão lá, porque vai uma equipe da Assistência Social no local. Eles vão ficar aqui na minha casa, a água levou tudo, não ficaram com nada. Moram há muito tempo ali e foi a primeira vez que a água levou tudo, que entrou dentro de casa. Começou a encher durante à tarde de sexta [5], mas ligaram para irem retirar as coisas, começou a encher, a casa estralou e parte dela caiu”, relatou a neta do casal, Railane Silva da Rocha.

A enxurrada causou o transbordamento em pelo menos quatro igarapés. Com isso, as águas atingiram várias casas, lojas, comércios e outros estabelecimentos de Rio Branco. A Defesa Civil Municipal calcula que 39 bairros foram atingidos pelas águas.

Casal perdeu todos os móveis, roupas, eletrodomésticos e alimentos durante enchente do Igarapé São Francisco — Foto: Asscom/Corpo de Bombeiros do Acre

Ainda segundo a Defesa Civil, a quantidade de chuva é quase a metade do esperado para todo o mês de fevereiro, que é um acumulado de 292 milímetros.

Até este domingo, mais de três mil famílias foram atingidas pela tempestade, segundo a Defesa Civil do município. Dessas, 500 foram assistidas pela Defesa Civil, 68 precisaram ser removidas de suas casas e nove delas foram levadas para abrigos nas escolas Álvaro Rocha e Adib Jatene. As demais famílias estão na casa de parentes.

Desabamento

Railane contou que a mãe dela tinha comprado os alimentos para os idosos recentemente. A chuva molhou quase todo o rancho e foram salvos apenas um pouco de açúcar e óleo. Além deles, a jovem falou que pelo menos outros 80 moradores foram afetados no bairro.

“Deram um sacolão para ele, mas não tem como fazer nada, ninguém tem água para beber. Cerca de 80 pessoas foram atingidas. Graças a Deus não se machucaram, meus tios ajudaram eles, tiraram. A casa ficou no chão, era bem alta, a água ficou em cima, no telhado, quase cobriu. A água levou o guarda-roupa dela, perderam tudo”, lamentou.

Equipes da prefeitura e Corpo de Bombeiros ajudaram a retirar os pertences dos idosos  — Foto: Asscom/Corpo de Bombeiros do Acre

Alerta de perigo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial de acumulado de chuva para, pelo menos, cinco cidades do Acre. O aviso começou a valer às 8h54 deste sábado (6) e vale até domingo (7), às 9h.

As regiões afetadas devem ser Vale Do Acre, que engloba Sena Madureira, Rio Branco e Brasileia e Vale Do Juruá, com Tarauacá e Cruzeiro do Sul. A previsão é de chuva entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, alerta o Inmet.

Arrecadação

Para ajudar os desalojados e os demais moradores afetados pela enxurrada, o Ministério Público do Acre (MP-AC), em Rio Branco, montou um ponto de arrecadação de alimentos não perecíveis, água potável e material de limpeza. A ação foi batizada como “MP Solidário”.

“Conclamo toda a sociedade, instituições, Poderes Constituídos de Estado, membros, e servidores do MP acreano e entidades de classe, para que atendam esse apelo e se aliem conosco nessa campanha de solidariedade em face das famílias que precisam tanto do nosso apoio nesse momento”, diz a procuradora-geral de Justiça do MP-AC, Kátia Rejane, em nota.

Também no sábado (6), o governo informou que está mobilizando equipes para ajudar a prefeitura da capital.

Por Aline Nascimento, G1 AC.

Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.