31.2 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Acre lidera apresentação de declaração do imposto de renda na Amazônia

Por

- Publicidade -

Em todo o Brasil, foram entregues 6.974.845 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2021, ano-base 2020. Das quais, 27.068 foram entregues com certificado digital.

Do total previsto para o Acre (81.900 declarações) 34,9% já foram entregues até esta segunda-feira (22) –ou 28.568 declarações. Esse percentual é o maior entre os Estados da Amazônia.

No Amapá a Receita recebeu 34,1% das declarações previstas. Rondônia, o menor percentual, registrou 26,9%.

O sistema de recepção de declarações da Receita funciona 20 horas por dia. Fica indisponível somente na madrugada, entre 1 hora e 5 horas. No site do órgão, há conjunto de informações completas sobre como preencher corretamente o documento, além das regras sobre o que pode ser utilizado como deduções.

A partir da declaração do exercício 2021 é possível enviar a informação de sobrepartilha sem a necessidade de retificar a Declaração Final de Espólio da partilha enviada anteriormente. Para isso, na ficha Espólio, deve-se marcar a opção “sobrepartilha”.

Ao informar proventos de aposentadoria, reserva, reforma ou pensão de declarantes maiores de 65 anos na ficha ´Rendimentos Isentos e Não Tributáveis´, a parcela isenta será calculada e o excedente será automaticamente transferido para a ficha de ´Rendimentos Tributáveis de Pessoa Jurídica´.

É importante que o contribuinte atente para o prazo de entrega, pois estando obrigado à apresentação da declaração e não o fazendo no prazo previsto, estará sujeito a multa.

- Publicidade -
Copiar