Rio Branco, Acre, 23 de abril de 2021

Acre lidera apresentação de declaração do imposto de renda na Amazônia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Em todo o Brasil, foram entregues 6.974.845 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2021, ano-base 2020. Das quais, 27.068 foram entregues com certificado digital.

Do total previsto para o Acre (81.900 declarações) 34,9% já foram entregues até esta segunda-feira (22) –ou 28.568 declarações. Esse percentual é o maior entre os Estados da Amazônia.

No Amapá a Receita recebeu 34,1% das declarações previstas. Rondônia, o menor percentual, registrou 26,9%.

O sistema de recepção de declarações da Receita funciona 20 horas por dia. Fica indisponível somente na madrugada, entre 1 hora e 5 horas. No site do órgão, há conjunto de informações completas sobre como preencher corretamente o documento, além das regras sobre o que pode ser utilizado como deduções.

A partir da declaração do exercício 2021 é possível enviar a informação de sobrepartilha sem a necessidade de retificar a Declaração Final de Espólio da partilha enviada anteriormente. Para isso, na ficha Espólio, deve-se marcar a opção “sobrepartilha”.

Ao informar proventos de aposentadoria, reserva, reforma ou pensão de declarantes maiores de 65 anos na ficha ´Rendimentos Isentos e Não Tributáveis´, a parcela isenta será calculada e o excedente será automaticamente transferido para a ficha de ´Rendimentos Tributáveis de Pessoa Jurídica´.

É importante que o contribuinte atente para o prazo de entrega, pois estando obrigado à apresentação da declaração e não o fazendo no prazo previsto, estará sujeito a multa.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.