Rio Branco, Acre, 23 de abril de 2021

Dez mil vacinas recusadas por indígenas no Acre serão destinadas a operadores da Segurança Pública, anuncia Gladson

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

As 10 mil vacinas anticovid recusadas por indígenas do Acre devem ser destinadas aos operadores da Segurança Pública. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (26) pelo governador Gladson Cameli durante a solenidade de entrega de viaturas no Batalhão Ambiental a policiais militares e à cúpula do Sistema de Segurança Pública.

O chefe do Palácio Rio Branco informou que consultou o Ministério Público Federal sobre a destinação das vacinas aos servidores da Segurança ao usar como argumento que há possibilidade de os imunizantes rejeitados pelos indígenas “estragar”. O governador também informou o plano do Estado do Acre de inclusão dos servidores aos gestores do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Cameli determinou ao Secretário de Saúde do Estado, Alysson Bestene, que faça o anúncio aos 22 secretários de Saúde municipais.

A pauta, segundo Alysson Bestene, foi encaminhada para a Comissão de Intergestores Bipartite, órgão com poderes de deliberação entre Estado e gestores municipais quanto aos aspectos operacionais e de regulamentação das políticas do setor no âmbito do SUS.

“Essa questão da vacinação dos operadores de Segurança já foi aprovada no Conselho dos Secretários de Saúde”, lembrou Alysson Bestene.

O anúncio do governador ocorre depois de consultas ao Ministério Público, à PGE e a governadores de outros Estados.

No Acre, nos últimos 40 dias, morreram dois policiais penais e outros 400 servidores dos 1. 100 do Instituto de Administração Penitenciária do Estado foram infectados pela covid-19.

Já na PM, pelo 20 policiais, a maioria do quadro inativo, segundo a Associação dos Militares, foram a óbito vítima do vírus, além do registro de casos graves na corporação.

Com informações Notícias da hora

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.