Rio Branco, Acre, 23 de abril de 2021

Enfermeiro faz parto de emergência no Rio Juruá

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Um parto de emergência aconteceu sobre o Rio Juruá  no trajeto entre Porto Walter e Cruzeiro do Sul no início da noite dessa sexta-feira (26). O procedimento foi feito pelo enfermeiro que acompanhava a gestante  de uma cidade para outra.

Apesar da aventura, a mãe, Edmilsa de Souza e o filho, Micael, passam bem.

Segundo o enfermeiro José Italo Menezes de Almeida, a equipe tentou  fazer o parto por mais de duas horas, mas sem sucesso. O bebê já estava em sofrimento fetal. Como não havia como uma aeronave ir até a cidade à noite, a família e a equipe resolveram levar a gestante de lancha pelo Rio Juruá até Cruzeiro do Sul. O percurso seria feito em mais de 6 horas.

Com uma hora e meia de viagem, a dilatação evoluiu e o parto foi feito dentro da lancha. Italo teve de agir rápido porque o bebê já havia defecado dentro da mãe e aspirava as fezes. Com isso, corria risco de morte. Na altura da Comunidade Besouro, Micael nasceu.

“Eu pedi para reduzir a velocidade da lancha e fiz todo o procedimento. Estava com equipamento adequado para o corte do cordão umbilical. Como o bebê já estava ingerido as próprias fezes no útero da mãe, corria risco de morte. Mas ainda na lancha, já fiz massagem e voltamos para Porto Walter, onde  ele e a mãe receberam os cuidados necessários e ficaram bem”, comemora o enfermeiro.

Italo conta que já havia feito outros partos na Unidade Mista de Porto Walter, mas nenhum em condições adversas como o da noite dessa sexta-feira. “A responsabilidade ali era toda minha e eu não podia falhar, porque nosso compromisso é com a vida. Graças a Deus mãe e filho estão bem e eu, agradecido”, conclui o enfermeiro

Com informações Ac 24 horas

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.