23.4 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Escola Professor Flodoardo Cabral será instituição escolhida como piloto do “Novo Ensino Médio” em Cruzeiro do Sul

Por

- Publicidade -

Nesta última quinta-feira (18), a escola Professor Flodoardo Cabral, em Cruzeiro do Sul, foi escolhida para ser a instituição que dará início à implantação do projeto piloto: o “Novo Ensino Médio”.

O colégio é responsável por oferecer o ensino médio no município de Cruzeiro do Sul há 52 anos, e neste ano letivo de 2021, dará uma passo novo quanto à forma de ensino, pois foi selecionada para ser a escola piloto da implantação do “Novo Ensino Médio”.

Com o processo de reformulação da Base Comum Curricular (BNCC), é assegurado, a todos os alunos, o direito igualitário à aprendizagem, inclusive à oportunidade de escolher uma área do conhecimento técnico para seu aprofundamento, preparando-o para a vida e mercado de trabalho.

Neste primeiro ano de adoção, a escola em parceria com o Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Juruá – CEFLORA, ofertará, os cursos de Técnico Administrativo (800h), Técnico em Recursos Humanos (800h) e Formação Inicial e Continuada (FICS) que integrará os cursos de programador de Web, Instalador e Reparador de Redes de Computadores, Editor de Vídeo e Fotografia, e que também totalizará a carga horária de 800h.

Os alunos que farão os cursos técnicos percorrerão todo de ensino médio no CEFLORA, por um período de três anos e após conclusão desse triênio de estudo, o aluno receberá a certificação de ensino médio, técnico e nos cursos profissionalizantes ao qual fez opção.

Ruth Bernardino, a coordenadora do Núcleo da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esportes – NSEE/CZS, afirmou que é formato que tornar a escola mais vistosa, dando mais autonomia para o aluno e permitindo que ele se aprofunde em áreas de conhecimento do seu interesse.

“Através deles, o estudante poderá aprofundar o seu conhecimento em uma ou duas áreas que tenha maior interesse ou na formação técnica e profissional (FTP). Ao invés das aulas tradicionais, o aprendizado acontecerá por meio de projetos, oficinas, núcleos de estudo e até mesmo situações de trabalho, aplicando a teoria à prática”, declarou.

As matrículas para as escolas estaduais abrirão na próxima segunda-feira (22), na modalidade on-line. Nessa etapa, os pais ou responsáveis dos alunos que são concludentes do 9º ano do ensino fundamental II e que fazem parte do zoneamento da escola Professor Flodoardo Cabral, poderão conhecer essa nova experiência educacional.

- Publicidade -
Copiar