23.3 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Governo do Acre reabre comércio e decreta lockdown apenas no fim de semana

Por

- Publicidade -

O Acre se aproxima dos mil óbitos por Covid-19, com 996 registrados. Nesta segunda-feira, 1, o governador Gladson Cameli (PP) publicou decreto autorizando a reabertura do funcionamento do comércio considerado não essencial, mesmo o Estado estando na fase mais crítica, que é a vermelha, considerada de emergência.

De modo que bares, restaurantes, academias e o shopping, por exemplo, podem voltar a funcionar com restrição de 20% de sua capacidade de atendimento.

E mesmo flexibilizando o comércio, Gladson também publicou decreto no Diário Oficial o lockdown nos finais de semana (sábados, domingos e feriados), em todo o estado do Acre.

A medida restritiva proíbe o funcionamento de todos os estabelecimentos nos finais de semana e feriados, podendo funcionar apenas farmácias, hospitais e postos de gasolina, exclusivamente para fins de abastecimento de veículos oficiais das áreas da saúde e da segurança pública, assim como de veículos que estejam a serviço de concessionárias de serviços públicos essenciais.

Também fica autorizado o funcionamento das funerárias, dos restaurantes, lanchonetes, supermercados e similares, exclusivamente para fins de delivery, sendo vedado qualquer tipo de atendimento presencial ao público, inclusive na modalidade drive-thru e congêneres. O governo também proíbe qualquer ocupação e a permanência de pessoas em espaços públicos destinados à recreação e ao lazer, em qualquer número.

Toque de recolher

O novo decreto restabelece limite de abertura dos estabelecimentos em dias de semana. O novo toque de recolher passa a funcionar das 22 horas às cinco da manhã.

Já os restaurantes, lanchonetes e similares deverão encerrar a comercialização de bebidas alcoólicas até às 20h, devendo encerrar inteiramente suas atividades até às 22h. Já os bares, distribuidoras de bebidas e similares encerrarão inteiramente suas atividades até às 20h. O shopping Center poderá funcionar entre 12h e 20h. Já as academias poderão funcionar entre 5h e 22h.

- Publicidade -
Copiar