24.9 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Ministério Público pede explicações sobre vacinação de policiais em Epitaciolândia

Por

- Publicidade -

O prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, vai ter que se explicar ao Ministério Público do Acre (MP/AC) após iniciar a vacinação contra a Covid-19 de profissionais da segurança pública que atuam no município. Foram beneficiados os policiais Civis e Militares, e entrarão na lista os bombeiros, policiais penais e militares do Exército.

Na tentativa de justificar a atitude, o prefeito se abraçou em uma autorização do Conselho Municipal de Saúde, mas ignorou que quem determina a ordem de vacinação é o Ministério da Saúde. O promotor Rodrigo Fontoura quer entender a atitude contrária às regras do Plano Nacional de Vacinação.

“Cabe ressaltar que todos os agentes públicos são obrigados a zelar pela estrita observância dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos”, disse o promotor, em nota divulgada pelo MP/AC, no site da instituição.

A depender das informações encaminhadas, será instaurado inquérito civil para apurar responsabilidades e eventual prática de improbidade administrativa, em decorrência de burla à ordem de prioridade de vacinação contra a Covid-19. A vacinação dos policiais foi informada pela Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Acre (Adepol), por meio de uma carta de agradecimento ao prefeito da cidade.

  • João Renato Jácome, do Notícias da Hora.
- Publicidade -
Copiar