29.8 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Ayahuasca tem potencial terapêutico para tratar depressão, diz estudo

Por

- Publicidade -

Parece que mais um caminho vem surgindo para o tratamento do Transtorno Depressivo, é o que indicam novos estudos a respeito da Ayahuasca – chá, com potencial alucinógeno, feito a partir de uma mistura de ervas amazônicas, consumido por povos indígenas e religiosos da Amazônia.

Os dados foram divulgados em uma reportagem do site UOL, nesta quinta-feira (22).

Os novos estudos, embora promissores, causam certa preocupação entre os defensores do povos nativos e da preservação ambiental.

“O desenvolvimento de novos tratamentos com derivados sintéticos da substância, que devem chegar ao mercado através de patentes farmacêuticas, acende o alerta de que, mais uma vez, o conhecimento tradicional não terá o devido reconhecimento”, diz um trecho da reportagem.

“O comportamento se repetiu ao longo da história. Muitos produtos comerciais já foram desenvolvidos a partir do conhecimento indígena sem que comunidades levassem algo por isso, do histórico guaraná ao adoçante estévia, usado pelos guarani, entre outros, como guaco, açaí e jambu, tratados como “conhecimento difuso” e “sem dono””, continua.

Procurado pela reportagem do ContilNet, o mestre representante do Núcleo Jardim Real, da União do Vegetal em Rio Branco, Antônio Gomes, comentou que é preciso ter muita cautela na afirmação de que a substância, também usada nas celebrações de sua religião, deve ser usada para o tratamento de uma das doenças mais temidas e mais diagnosticadas no século XXI.

“Nós seguimos aquilo que diz a ciência nesse sentido. Não há, até o momento, estudos científicos que apontem a Ayahuasca como tratamento da depressão e, por isso, precisamos ter cautela nas afirmações”, destacou.

Antônio disse que seu posicionamento não invalida os relatos feitos por pessoas que já sofreram com a doença e obtiveram melhoras em seus quadros. Algumas afirmam ter recebido a cura pelo chá, de acordo com o religioso.

“Muitas pessoas já afirmaram que foram curadas pela Ayahuasca em vários quadros patológicos, incluindo a depressão. Isso não pode ser invalidado, mas considerado para que continuemos a pesquisar e se aprofundar nos efeitos que o chá tem. O fato é que há comprovações robustas sobre os efeitos que a Ayahuasca tem no bem estar das pessoas”, finalizou.

  • Por Everton Damasceno, do Contilnet.
- Publicidade -
Copiar