23.3 C
Juruá
terça-feira, março 19, 2024

Coordenação de Saúde do Juruá e Vigilância em Saúde traçam estratégias para conter disseminação de doenças

Por

- Publicidade -

Com o intuito de analisar e acompanhar os serviços de saúde nos municípios de Tarauacá e Feijó, a equipe da Vigilância em Saúde do Juruá realizou uma agenda nesses  municípios nesta terça-feira, 20, reunindo-se com as equipes do Hospital Geral de Feijó e da Secretaria Municipal de Saúde de Feijó, com o objetivo principal de alinhar as ações de Vigilância Epidemiológica das Arboviroses.

A Coordenação Regional de Saúde Tarauacá-Envira esteve acompanhando a equipe de Vigilância em Saúde e aproveitou a oportunidade para realizar um encontro com o secretário municipal de Saúde e a coordenadora da Atenção Básica de Feijó para alinhar as ações estratégias contra a Covid-19, que vêm sendo intensificadas neste período de pandemia, buscando o alinhamento dos serviços da Atenção Básica com a unidade hospitalar, com foco na qualidade do atendimento prestado à população.

” É sempre bom estar presente a estes encontros de alinhamento, para ver de perto em que podemos melhorar”, disse Catiana Rodrigues, coordenadora regional de Saúde do Juruá.

Para o gerente de Vigilância em Saúde da Regional do Juruá, Tarauacá e Envira, Anselmo Muniz Filho, esse tipo de alinhamento tem como principal finalidade  apoiar tecnicamente os municípios para o fortalecimento das ações de Vigilância Epidemiológica das Arboviroses dengue, zika e chikungunya, que apresentaram, de janeiro  a abril de 2021, 150 casos prováveis de dengue, oito confirmados de zika e oito confirmados de chikungunya.

“Realizamos  visitas às unidades básicas de Saúde de Feijó, conversando com médicos das unidades, com a Coordenação de Vigilância Epidemiológica do município e reunião de alinhamento das ações com a Gerência-Geral e Gerência de Assistência do Hospital Geral de Feijó para fortalecimento do apoio laboratorial da unidade ao município, com realização de coletas de exames sorológicos e bioquímicos”, relatou Anselmo.

Foi realizada ainda uma visita técnica à Unidade Básica de Saúde Dulce Sena, referência para atendimento de pacientes suspeitos de Covid-19.

A visita ao município foi finalizada com reunião com o secretário municipal de Saúde, Eronildo Oliveira, para repasse de impressões e recomendações para fortalecer as ações.

  • Com informações da Agência de Notícias do Acre.
- Publicidade -
Copiar