Rio Branco, Acre, 14 de maio de 2021

Hemoacre volta a atingir estoque crítico e pede doação dos tipos O+ e A+ com urgência

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O Centro Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) em Rio Branco voltou a atingir estoque crítico de bolsas de sangue e faz campanha por doações para atender a alta demanda. A unidade apela por doações de todos os tipos sanguíneos, mas, principalmente, O+ e A+.

As doações de sangue no Hemoacre estão reduzidas desde o início de abril. O setor de captação da unidade calcula que as doações reduziram em mais de 50% nesse período.

Por semana, normalmente, comparecem 50 doadores na unidade. Porém, o número de doadores caíram para 20 nas últimas semanas.

Com isso, a unidade está fazendo um chamamento nesta sexta-feira (23) e sábado (24). Ao G1, a enfermeira e coordenadora do setor de captação do Hemoacre, Quésia Nogueira, pediu que as pessoas não deixem de doar sangue.

“Piorou [a situação] significativamente. Estamos praticamente sem estoque, se hoje [sexta,23] tiver um pedido grande vamos zerar. O número de doações reduziu demais, a demanda aumentou, vinha se mantendo, mas os doadores sumiram”, lamentou.

Para ficar com um bom estoque, Quésia disse que precisa de 50 doações por dia. Segundo ela, a unidade atende pedidos de doações para pessoas com Covid-19, dengue hemorrágica e outras doenças.

“Todos os tipos são bem-vindos. Durante todo mês maio, alguns parceiros do comércio se prontificaram e doaram brindes pra gente sortear no mês de maio para incentivar as pessoas”, concluiu.

Como doar

A doação de sangue pode ser agendada pelo aplicativo Sangue Amigo ou pelo telefone 3248-1380. Em Rio Branco, o Hemoacre fica na Avenida Getúlio Vargas, bairro Bosque.

O atendimento é feito das 7 às 18h, de segunda a sábado. O doador deve levar documento oficial com foto, ter entre 16 anos (acompanhado do responsável legal), pesar até 65 anos e uma boa saúde.

Com informações G1 Acre

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.