23.5 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Cirurgião geral Dr. Rondson Vale realiza craniotomia e salva paciente

Por

- Publicidade -

Na tarde da última quinta-feira (20), o cirurgião geral Dr. Rondson Vale realizou uma “proeza”, que poucos médicos fariam ou estariam aptos a realizar: uma craniotomia. Esse procedimento é realizados por um neurocirurgião.

O. C. G. de 35 anos foi vítima de traumatismo craniano durante a derrubada de uma árvore. Em virtude do acidente de trabalho o agricultor ficou em estado gravíssimo devido a compressão cerebral causada pelo hematoma intracraniano. Para essa condição clínica, apenas a cirurgia de descompressão do cérebro seria capaz de salvar a vida do jovem agricultor.

Como a região do Juruá não dispõe do procedimento de neurocirurgia e nem evacuação noturna em UTI aérea para que o paciente pudesse realizar o procedimento cirúrgico em Rio Branco, o cirurgião geral de plantão no hospital do Juruá, Dr. Rondson Vale, em um ato heroico de manter o paciente vivo, após obtenção do consentimento livre e esclarecido dos riscos inerentes ao procedimento pela esposa, realizou a craniotomia descompressiva (procedimento cirúrgico que abre o crânio para descomprimir o cérebro para a retirada do hematoma).

Após a cirurgia, o paciente saiu do risco iminente de morte e obteve as condições clínicas necessárias para seguir estável em transferência de UTI aérea para Rio Branco em momento oportuno.

Acidentes como esses são frequentes na região amazônica. Além dos traumatismos cranianos secundários, a derrubada de árvores, os acidentes de trânsito e os acidentes vasculares cerebrais, também são responsáveis por um grande número de situações clínicas que demandam atendimento neurocirúrgico.

Desde o ano de 2014, a região do Vale do Juruá não dispõe de profissionais peritos nessa área. Felizmente essa situação teve um desenrolar feliz devido a ousadia do cirurgião geral; todavia, não exime a necessidade de contratação urgente de um neurocirurgião para assistir a população da região.

- Publicidade -
Copiar