24.1 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

CPI da Pandemia no Senado solicita informações à prefeitura de Rio Branco sobre gastos e ações no combate à Covid-19

Por

- Publicidade -

A CPI da Pandemia no Senado solicitou à prefeitura de Rio Branco informações sobre as ações e gastos do Município no combate à covid-19 desde março de 2020.

Nesta quarta-feira (12), a prefeita em exercício de Rio Branco, Marfiza Galvão, instituiu e nomeou um grupo de trabalho de apoio à coordenação da CPI no Senado no âmbito do Município de Rio Branco.

O grupo, formado por quatro servidores municipais, terá a atribuição de solicitar todas as informações a serem encaminhadas à Comissão Parlamentar de Inquérito; participar das etapas do levantamento das informações solicitadas; cumprir os prazos estabelecidos; consolidar as informações antes do envio para a CPI e elaborar um relatório simplificado das atividades desenvolvidas, a cada resposta enviada à comissão e encaminhar ao gabinete do prefeito Tião Bocalom.

O secretário municipal de Saúde, Frank Lima, disse ao Notícias da Hora que a prefeitura já encaminhou nesta segunda-feira (11) as primeira remessa de documentos solicitada pela CPI e acrescentou que o grupo de trabalho criado pelo Município tem o objetivo de dar celeridade e transparência.

“Realmente já chegou em Rio Branco o pedido de informação para que tenha agilidade. Eles estão pedindo todas as informações de março de 2020 até hoje e cabe a nós a transparência do poder público e encaminhar todas as demandas solicitadas. Inclusive ontem a gente já encaminhou a primeira remessa de documentos pedida por eles. E estamos nos preparando com essa comissão para que a gente possa em tempo hábil responder todas as perguntas que possam ser feitas pela CPI. A determinação nossa é de que a haja total transparência de todos recursos que Rio Branco recebeu desde o início da pandemia.”

A CPI da Pandemia investigará não só ações e omissões do governo federal e o colapso da saúde no Amazonas, mas possíveis irregularidades, fraudes e superfaturamentos em contratos e serviços feitos com recursos originados da União e enviados a Estados e Municípios.

Nesta terça-feira (11), o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, senador Omar Aziz (PSD/AM), afirmou que prefeitos e governadores também poderão ser convocados para depor na CPI sobre a condução no combate à covid-19.

CPI ainda não pediu informações ao governo do Acre

O secretário de Saúde do Estado, Alisson Bestene, informou que a CPI ainda não solicitou informações ao governo do Acre sobre gastos e ações no combate à covid-19, porém adiantou que pediu um levantamento a sua equipe para atender qualquer eventual solicitação da comissão.

“Mas nós também já pedimos para um equipe trabalhar em análise e relatórios sobre todas as ações referentes a pandemia.”

  • Luciano Tavares, do Notícias da Hora.
- Publicidade -
Copiar