28 C
Juruá
quinta-feira, abril 18, 2024

Município de Rodrigues Alves recebe unidade móvel do Hospital de Amor

Por

- Publicidade -

Projetada para realizar ações itinerantes de prevenção em Saúde para as mulheres, a Unidade Móvel do Hospital de Amor ficará em Rodrigues Alves durante os dias 17 a 25 de maio. A estrutura, composta por um consultório climatizado, equipado para a realização de exames de PCCU e mamografia, tem a capacidade de atender até 60 mulheres por dia. O atendimento ao público iniciou na terça-feira (18) com exames preventivos de PCCU e mamografia para as mulheres que já haviam realizado agendamento prévio junto à Secretaria Municipal de Saúde.

O prefeito de Rodrigues Alves, Jailson Amorim, agradeceu a ação, uma vez que oportunizará exames importantes na prevenção de doenças com alta incidência de casos graves que podem levar a morte: “Essa Unidade Móvel é de grande importância; pois, estamos oferecendo saúde preventiva para as mulheres. Só temos a agradecer ao Hospital de Amor e ao governo do Estado por essa que é uma ação conjunta de prevenção e cuidado. Sabemos que nem todas as mulheres têm condições de se deslocar até Rio Branco ou até mesmo a Barretos para a realização desses exames”, citou o gestor.

“Nesta primeira vinda da carreta do Hospital de Amor ao Juruá, vamos atender mais de 300 mulheres aqui do município de Rodrigues Alves. É muito satisfatório para nós esta atividade. É um esforço grande da Secretaria de Saúde e da Prefeitura de Rodrigues Alves, bem como da equipe voluntária desse trabalho aqui na região. Os exames serão analisados em Barretos; caso haja alguma alteração, o Hospital fará contato com a paciente para continuar a investigação. Confirmando o câncer, a paciente será encaminhada para o Hospital do Amor de Porto Velho para tratamento”, destacou Daniel Lambertucci, Coordenador de Captação de Recursos no Juruá.

O exame de PCCU deve ser feito por mulheres entre 25 e 64 anos. O de mamografia, por mulheres entre 40 e 69 anos. Pacientes que não estiverem nessa faixa etária poderão realizar os exames, desde com encaminhamento médico.

“No atual momento em que vivemos, trazer prevenção e cuidados de saúde para a nossa gente é muito importante. Esse gesto representa muito; paralelo à saúde física, também contribui para o bem-estar espiritual e mental. Que as nossas mulheres não percam essa oportunidade para usufruir do que há de melhor em termos de saúde preventiva. Deixar de lado o medo e cuidar da saúde”, concluiu Everton Farias – Secretário de Saúde.

O Hospital de Amor é mantido sem fins lucrativos por meio de doações pelo Hospital de Barretos, em São Paulo. O hospital tem uma representação em Rio Branco e é, hoje, referência na América Latina para o tratamento contra o câncer.

- Publicidade -
Copiar