22.9 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Tripulante de navio com variante indiana internado no MA tem quadro clínico grave, diz secretaria

Por

- Publicidade -

O indiano de 54 anos, internado em uma UTI de um hospital particular de São Luís com a variante indiana do coronavírus (chamada de B.1.617), permanece com quadro clínico grave. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) na noite deste sábado (22).

O paciente foi entubado neste sábado após apresentar piora no quadro clínico. Ele está internado desde o dia 14 de maio, quando o navio no qual era tripulante, MV Shandong da Zhi, chegou ao litoral maranhense vindo da Malásia.

Em nota, a secretaria informou que os 23 tripulantes embarcados no navio estão assintomáticos e seguem em quarentena. O monitoramento tem sido feito por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIVES). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) monitora o caso.

Testagem

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou ainda, que neste sábado, foram recebidas 102 amostras de pessoas que tiveram contato direto e indireto com os tripulantes do navio. A SES reforçou que não há confirmação de transmissão local da variante indiana.

As amostras serão processadas pelo Laboratório Central do Maranhão (Lacen/MA) e em seguida, enviadas para o Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, para sequenciamento genômico.

Ainda neste sábado, pelo menos 40 das 100 pessoas que tiveram contato com os tripulantes do navio, testaram negativo para a Covid-19. A informação foi confirmada por Carlos Lula, secretário estadual de Saúde e presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde).

Além do Maranhão, o Ceará monitora dois casos e o Pará outros dois casos suspeitos da cepa indiana.

Cepa indiana no Maranhão

O Maranhão confirmou na quinta-feira (20), os primeiros casos da variante indiana do coronavírus (chamada de B.1.617) no Brasil. Os seis casos da variante no país foram detectados em tripulantes do navio MV Shandong da Zhi, que saiu da Malásia e chegou ao litoral maranhense em 14 de maio.

Um dos infectados foi internado em um hospital particular da capital, em São Luís. Os outros estão isolados dentro do navio, em alto mar, a cerca de cerca de 35 quilômetros da costa. Dois deles retornaram à embarcação depois de serem medicados em hospital.

As seis pessoas confirmadas com a nova cepa fazem parte do grupo de 23 tripulantes do navio MV Shandong da Zhi, que conta, no total, com 15 tripulantes que apresentaram testes positivos para a Covid-19. Oito seguem sem sintomas da doença.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a variante B.1.617 está sendo classificada como um tipo “digno de preocupação global”.

A análise genética revelou que essa variação apresenta mutações importantes nos genes que codificam a espícula, a proteína que fica na superfície do vírus e é responsável por se conectar aos receptores das células humanas e dar início à infecção.

Em linhas gerais, tudo indica que esses “aprimoramentos” genéticos melhoram a capacidade de transmissão do vírus e permitem que ele consiga invadir nosso organismo com mais facilidade.Navio Shandong da Zhi saiu da Malásia com destino a São Luís — Foto: Arte/G1

Navio Shandong da Zhi saiu da Malásia com destino a São Luís — Foto: Arte/G1

Com informações G1

- Publicidade -
Copiar