Rio Branco, Acre, 13 de maio de 2021

Vacinação contra a Covid é suspensa em Rio Branco neste domingo (2)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A vacinação contra a Covid-19 está suspensa em Rio Branco neste domingo (2). Segundo a Secretaria de Saúde de Rio Branco (Semsa), a imunização retorna na segunda-feira (3) para o primeiro grupo de pessoas com comorbidades (veja a lista abaixo).

Também continuam sendo aplicadas as segundas doses nos demais grupos, conforme data prevista na carteira de vacinação.

No sábado (1º), ainda com a repescagem para aqueles que não tomaram a primeira dose, o drive-thru, montado no antigo pátio do Detran-AC, em frente do 7º BEC, não abriu. A imunização ocorreu em apenas três unidades de saúde do município das 8h ao meio-dia.

A Semsa informou também que a repescagem continua mesmo a pasta avançando para um novo grupo prioritário. “Se esse público já foi chamado e na época não tomou a vacina, a qualquer tempo pode procurar um ponto de vacinação e tomar”, destacou o secretário Frank Lima.

Comorbidades

Um novo lote de vacinas contra a Covid-19 chegou no Acre na tarde de quinta (29), com 13 mil doses da Oxford-AstraZeneca e 200 doses a CoronaVac. De acordo com o governo do estado, a orientação para os municípios é que os imunizantes sejam usados para iniciar a vacinação de pessoas com comorbidades.

Conforme o secretário, Rio Branco recebeu 5,6 mil doses de imunizantes, que vão ser direcionados às pessoas com comorbidades. A vacinação para pessoas com comorbidades começa na segunda (3). Ao todo, 25 mil pessoas estão cadastradas. Serão vacinadas:

  • pessoas com 59 anos;
  • grávidas com comorbidades;
  • mães com até 45 dias após o parto com comorbidades;
  • pessoas com síndrome de down;
  • pessoas que fazem tratamento de hemodiálise.

No sábado, o Acre recebeu o 16º lote da vacinas contra a Covid-19. Chegaram no total 1,4 mil doses da vacina Coronavac, do Instituto Butantan. Deste total, segundo a Secretaria de Saúde do estado (Sesacre), 800 serão para segunda dose dos grupos prioritários da saúde, idosos e segurança, e as outras 600 serão para primeira dose de pessoas com comorbidades, gestantes com comorbidades, puérperas com comorbidades, e deficiência permanente cadastrada no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A Saúde de Rio Branco informou que ainda não recebeu as doses desse último lote. O material deve ser repassado para as equipes do município na segunda (3).

Segunda dose

  • CoronaVac

O intervalo ideal é de 28 dias entre as doses da CoronaVac. Um estudo do Butantan mostrou que a eficácia da vacina foi de 62% com intervalo de 21 a 28 dias, contra 50% com intervalo de até 21 dias.

  • AstraZeneca

Já estudos clínicos da Oxford/AstraZeneca apontaram uma eficácia de 82,4% com a segunda dose, em um intervalo de três meses após a primeira dose.

Vacinação no Acre

De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre recebeu 199.390 doses de vacinas e foram aplicadas 126.570 até esse sábado (1º), sendo 94.603 da primeira dose e 31.967 da segunda. Rio Branco aplicou 57.744 doses e Cruzeiro do Sul 13.839.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.

Já no portal de transparência da prefeitura consta que Rio Branco recebeu 48.074 doses e vacinou 43.551 pessoas. Os dados não são atualizados desde o último dia 26.

Com informações G1 Acre

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.