24.9 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Acre registra 7 casos de raiva bovina e Idaf acompanha vacinação e monitora cidades

Por

- Publicidade -

Sete animais da área rural de quatro cidades no interior do Acre, morreram de raiva bovina nos meses de dezembro de 2020 e maio deste ano, segundo informou o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf).

O primeiro caso registrado foi na cidade de Jordão, ainda em dezembro. Já neste ano, foram registrados novos casos, em Feijó, Tarauacá e Xapuri, com uma morte em cada propriedade, sendo que em Feijó foram três locais diferentes, segundo informou o coordenador da Educação em Saúde do Idaf, o veterinário Everton Arruda.

A raiva em bovinos é transmitida pela mordida do morcego, que, além de matar o animal infectado pela doença, também pode ser transmitido para humanos.

“São duas regionais do Acre onde aconteceram esses casos de raiva e cada um deu em propriedades de uma determinada região. A gente se deslocou até o local, tanto o Idaf com a coordenação de educação em saúde e saúde do município, fizemos reunião e bloqueio, vacinação tanto em bovinos e equinos da região como também nos cães e gatos que é feito pelo município”, disse.

Além disso, o veterinário afirmou que foi feita uma investigação se humanos tiveram contato com estes animais, mas ainda não foi identificado que alguém tenha mantido contato ou contraído a doença.

“A gente orienta que as pessoas não tenham contato com animais que estejam com sintomas, mancando, salivando excessivamente. Todas as medidas de controle estão sendo tomadas pelo Idaf e pelos municípios”, acrescentou.

Arruda disse ainda que quando é registrado casos assim, o Idaf acompanha a vacinação e que equipes do órgão assistiram o processo em todos os municípios. E atuam também na captura de morcego e fazem o serviço educação em saúde, bloqueio de focos em cães e gatos, além da orientação à população.

Sintomas

Entre os sintomas estão o isolamento do animal, perda de apetite, salivação abundante, perda de equilíbrio, quedas e estiramento do pescoço.

Caso um animal apresente os sintomas, ao Idaf que as pessoas evitem o contato.

G1

- Publicidade -
Copiar