24.1 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Falta insulina no Acre, denunciam familiares de pacientes com diabetes

Por

- Publicidade -

A falta de insulina no Acre e ausência de precisão de reabastecimento preocupa os pais de pacientes com diabetes que fazem o tratamento no Acre voltam a se preocupar. Segundo eles, o medicamento está em falta no Centro de Referência de Medicamentos Especiais (Creme) do estado há cerca de três semanas.

A situação foi confirmada pelo chefe departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), Rachid Amin, que explicou que o Ministério da Saúde, que tem enfrentado dificuldades para conseguir fornecedor.

“O Ministério da Saúde não está conseguindo fornecedor, está faltando matéria-prima devido à pandemia. Foi feito processo licitatório e já havia sido encerrado, mas o segundo colocado entrou com recurso no Ministério da Saúde. Me parece que agora que vai ser homologada a licitação para ser adquirido. Esse tipo de insulina do Creme, a Sesacre não dispõe, só o MS. Já outra [insulina], somos nós, e também estamos com dificuldade de comprar. Então, não é que a gente não queira ou que o Ministério da Saúde não queira, não estamos achando fornecedor”, explica Rachid.

Em janeiro deste ano, os familiares chegaram a relatar que a medicação estava em falta no estado e que as últimas distribuídas estavam perto de vencer.

- Publicidade -
Copiar