Rio Branco, Acre, 15 de junho de 2021

Falta insulina no Acre, denunciam familiares de pacientes com diabetes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A falta de insulina no Acre e ausência de precisão de reabastecimento preocupa os pais de pacientes com diabetes que fazem o tratamento no Acre voltam a se preocupar. Segundo eles, o medicamento está em falta no Centro de Referência de Medicamentos Especiais (Creme) do estado há cerca de três semanas.

A situação foi confirmada pelo chefe departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), Rachid Amin, que explicou que o Ministério da Saúde, que tem enfrentado dificuldades para conseguir fornecedor.

“O Ministério da Saúde não está conseguindo fornecedor, está faltando matéria-prima devido à pandemia. Foi feito processo licitatório e já havia sido encerrado, mas o segundo colocado entrou com recurso no Ministério da Saúde. Me parece que agora que vai ser homologada a licitação para ser adquirido. Esse tipo de insulina do Creme, a Sesacre não dispõe, só o MS. Já outra [insulina], somos nós, e também estamos com dificuldade de comprar. Então, não é que a gente não queira ou que o Ministério da Saúde não queira, não estamos achando fornecedor”, explica Rachid.

Em janeiro deste ano, os familiares chegaram a relatar que a medicação estava em falta no estado e que as últimas distribuídas estavam perto de vencer.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.