23.4 C
Juruá
quarta-feira, abril 24, 2024

Segundo a Fiocruz, Acre é único estado da região Norte fora da zona crítica em ocupação de leitos de UTI pela Covid-19

Por

- Publicidade -

Na última semana a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou dados sobre a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 no Sistema Único de Saúde. Dos estados da região Norte, apenas o Acre apareceu fora da zona crítica.

Os dados foram levantados nos dias 31 de maio e 7 de junho, eles indicaram que nesse período no estado acreano, as taxas de ocupação de leitos de UTI Covid para adultos no SUS indicavam 41% de ocupação.

O Acre possui 106 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS. Segundo dados do boletim diário da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), nessa segunda feira (14), 42 leitos estavam ocupados. A maioria dos leitos estão concentrados na capital Rio Branco, com 80 vagas e Cruzeiro do Sul conta com 26.

Após mais de três meses na fase vermelha, pelo Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 desde o dia 11 de maio, o estado está na fase amarela, de atenção.

O médico Osvaldo Leal, diretor do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into) – o maior hospital de campanha em atendimentos da Covdi-19 no estado -, disse que o estado se encontra em um momento de estabilidade e que se deve aproveitar essa vantagem para acelerar o processo de imunização.

“Estamos com uma redução de pessoas que procuram atendimento diariamente, redução das internações clínicas e das demandas por internação em UTI. Isso mostra um quadro de estabilidade. No entendimento nosso e do Comitê, a ação mais importante neste momento, é a gente acelerar o máximo que puder essa cobertura vacinal, enquanto estamos com esse número equilibrado”, declarou.

O médico ainda ressaltou que é de suma importância fazer a busca ativa de quem deixou de tomar a segunda dose da vacina para assim garantir a imunização dessas pessoas. “E fazer busca ativa para aplicar a segunda dose. É muito incomoda essa posição de último lugar nesse ranking de vacinação.”

Nessa segunda-feira, foram confirmadas mais sete mortes e 163 novos casos de Covid-19. O número de infectados saiu de 84.174 para 84.337 e o de mortes saltou para 1.719.

Taxa de ocupação em outros estados

Doze unidades da Federação encontram-se com taxas de ocupação iguais ou superiores a 90%: Tocantins (94%), Maranhão (90%), Ceará (93%), Rio Grande do Norte (94%), Pernambuco (97%), Alagoas (91%), Sergipe (99%), Paraná (96%), Santa Catarina (97%), Mato Grosso do Sul (107%), Goiás (90%) e Distrito Federal (90%).

Nove estados apresentam taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos entre 80% e 89%: Roraima (87%), Piauí (88%), Paraíba (80%), Bahia (84%), Minas Gerais (82%), Rio de Janeiro (81%), São Paulo (82%), Rio Grande do Sul (84%) e Mato Grosso (87%). Cinco estados estão na zona de alerta intermediário (≥60% e <80%): Rondônia (62%), Amazonas (61%), Pará (78%), Amapá (68%) e Espírito Santo (68%). Um está fora da zona de alerta: Acre (41%).

- Publicidade -
Copiar