28 C
Juruá
quinta-feira, abril 18, 2024

Com objetivo de fortalecer a saúde nos municípios acreanos, o Cosems-AC promove palestras em municípios do Vale do Juruá

Por

- Publicidade -

Nesta sexta-feira (23), o Conselho de Secretários de Saúde do Acre (Cosems-AC) promoveu nos municípios de Mâncio Lima e Rodrigues Alves, palestras sobre o fortalecimento da Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco em um novo modelo de financiamento.
 
Durante as palestras em Mâncio Lima e Rodrigues Alves, foi debatido o programa “Previne Brasil”, que foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. Trata-se de um novo modelo de financiamento que altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que agora serão distribuídas com base em três critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.
 
O Ministério da Saúde, com à pandemia, tem buscado garantir a continuidade dos financiamentos adequados aos municípios e, pensando nisso, prorrogou os prazos de transição do modelo antigo para o novo, para garantir o tempo de adequação.
 
A nova regra está focada em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipes de saúde, dividindo responsabilidades.
 
Para o Dr. Agnaldo Lima, presidente do COSEMS-AC e um dos palestrantes, é fundamental a troca de experiências nesse tipo de evento: “É com a troca de experiências que vamos evoluir na forma de atender. É fundamental que todos estejam familiarizados com as linhas de financiamento do SUS, para que se possa compreender novas as possibilidades de gestão do sistema e do cuidado necessário desde a atenção básica”. E continuou: “Partindo dessa convicção, nós do COSEMS-AC, estamos procurando debater a gestão em todos os nossos municípios, para que possamos fortalecer o sistema e salvar cada vez mais vidas”, disse Agnaldo, que também é secretário de saúde do município de Cruzeiro do Sul.

Assessoria do COSEMS-AC

- Publicidade -
Copiar