32.2 C
Juruá
quinta-feira, abril 18, 2024

Cruzeiro do Sul registra aumento nos casos de hepatite e HIV em 2021

Por

- Publicidade -

Nesta quarta-feira (28), a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul realizou o Dia D no centro na cidade. Durante toda a manhã foram feitos testes rápidos contra Hepatite e HIV.

Segundo Rafaela Oliveira, coordenadora de vigilância epidemiológica e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) de Cruzeiro do Sul, de 2007 a 2021 foram confirmados 1.432 casos de hepatites crônicas (B, C e Delta) no município. Por conta da pandemia de Covid-19, de 2020 a 2021 foi registrada uma baixa nas testagens, porém acredita-se que esse número tenha crescido.

Sobre o HIV, vírus que causa a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), Rafaela Oliveira informou que até julho de 2021 foram confirmados 4 novos casos em Cruzeiro do Sul. Ao todo, 50 pessoas estão em tratamento contra a doença em todo o Vale do Juruá.

“Os medicamentos são distribuídos gratuitamente pelo SUS. Além disso, nas Unidades de Saúde são distribuídos anticoncepcionais e preservativos masculinos e femininos”, destacou a coordenadora.

Quem não pode fazer a testagem no Dia D poderá se dirigir a qualquer Unidade de Saúde da zona urbana e rural, ou ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na unidade do bairro Aeroporto Velho, de segunda a sexta-feira das 7h às 19h.

- Publicidade -
Copiar