31.2 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Estado realiza conferência online sobre atendimento aos trabalhadores da Saúde em tempo de pandemia

Por

- Publicidade -

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Execução de Políticas de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com o Centro Universitário Uninorte e a Clínica Escola de Psicologia do Centro Universitário U:Verse, realizou na última terça-feira, 20, uma conferência online com o tema “Desafios do Atendimento aos Trabalhadores da Saúde em Tempos de Pandemia – Covid-19”.

O objetivo do evento foi apresentar os impactos negativos causados pela pandemia e os desafios para cuidar dos profissionais de Saúde no Brasil e no Acre.

“O Estado do Acre já está bem avançado com todo o trabalho apresentado, que demonstra que o governo se preocupa com seus trabalhadores, é exemplo que vou disseminar no meu estado”, disse o palestrante Jorge Luiz Diniz, de João Pessoa, Paraíba.

Na reunião, foi apresentado o Relatório do Mapa de Risco/Perfil do Trabalhador, que foi aplicado na descentralização de um formulário online, enviado por e-mail, ou WhatsApp para todos os trabalhadores das unidades de saúde do Estado, bem como a realização in loco de treinamento com os gestores de cada unidade, no período de abril de 2020 a julho de 2021. Também foi apresentado como foi implantado o programa de saúde mental AcoVida e o relatório dos atendimentos realizados.

“Cuidar de quem cuida é uma preocupação constante do governador Gladson Cameli e de toda a sua equipe. Nos próximos anos, vários dispositivos estarão sendo desenvolvidos para cuidar e valorizar os nossos trabalhadores. Esse é um trabalho que vem sendo feito desde de fevereiro de 2019, por toda a equipe de Humanização, voluntários e parceiros, com muito amor, dedicação, responsabilidade e cuidado”, ressalta, Francinete Barros, gerente de Departamento de Execução de Políticas de Humanização do SUS.

O evento contou com um público de 30 participantes envolvidos no tema. Foto: Cedida

O evento contou com um público de 30 participantes envolvidos no tema, entre eles o secretário de Saúde de Rio Branco, Frank Lima; a farmacêutica e membro da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt), Isabela Sobrinho; e a enfermeira e gerente de Enfermagem da Fundhacre e secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sintesac), Alesta Amâncio.

“Os trabalhadores valem mais que estrutura ou equipamentos. São vidas que precisam ser valorizados, pois arriscam a sua própria para garantir a saúde de todos. O governo está de parabéns pelo o esforço em ajudar nossos trabalhadores”, disse Alesta Amâncio.

- Publicidade -
Copiar