Rio Branco, Acre, 23 de julho de 2021

Estado realiza conferência online sobre atendimento aos trabalhadores da Saúde em tempo de pandemia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Execução de Políticas de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com o Centro Universitário Uninorte e a Clínica Escola de Psicologia do Centro Universitário U:Verse, realizou na última terça-feira, 20, uma conferência online com o tema “Desafios do Atendimento aos Trabalhadores da Saúde em Tempos de Pandemia – Covid-19”.

O objetivo do evento foi apresentar os impactos negativos causados pela pandemia e os desafios para cuidar dos profissionais de Saúde no Brasil e no Acre.

“O Estado do Acre já está bem avançado com todo o trabalho apresentado, que demonstra que o governo se preocupa com seus trabalhadores, é exemplo que vou disseminar no meu estado”, disse o palestrante Jorge Luiz Diniz, de João Pessoa, Paraíba.

Na reunião, foi apresentado o Relatório do Mapa de Risco/Perfil do Trabalhador, que foi aplicado na descentralização de um formulário online, enviado por e-mail, ou WhatsApp para todos os trabalhadores das unidades de saúde do Estado, bem como a realização in loco de treinamento com os gestores de cada unidade, no período de abril de 2020 a julho de 2021. Também foi apresentado como foi implantado o programa de saúde mental AcoVida e o relatório dos atendimentos realizados.

“Cuidar de quem cuida é uma preocupação constante do governador Gladson Cameli e de toda a sua equipe. Nos próximos anos, vários dispositivos estarão sendo desenvolvidos para cuidar e valorizar os nossos trabalhadores. Esse é um trabalho que vem sendo feito desde de fevereiro de 2019, por toda a equipe de Humanização, voluntários e parceiros, com muito amor, dedicação, responsabilidade e cuidado”, ressalta, Francinete Barros, gerente de Departamento de Execução de Políticas de Humanização do SUS.

O evento contou com um público de 30 participantes envolvidos no tema. Foto: Cedida

O evento contou com um público de 30 participantes envolvidos no tema, entre eles o secretário de Saúde de Rio Branco, Frank Lima; a farmacêutica e membro da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt), Isabela Sobrinho; e a enfermeira e gerente de Enfermagem da Fundhacre e secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sintesac), Alesta Amâncio.

“Os trabalhadores valem mais que estrutura ou equipamentos. São vidas que precisam ser valorizados, pois arriscam a sua própria para garantir a saúde de todos. O governo está de parabéns pelo o esforço em ajudar nossos trabalhadores”, disse Alesta Amâncio.

ALEAC

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.