22.3 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Novenário em honra à Nossa Senhora da Glória irá homenagear vítimas da Covid-19 de Cruzeiro do Sul

Por

- Publicidade -

O Novenário em honra à Nossa Senhora da Glória, que acontecerá de 5 a 15 de agosto deste ano, irá lembrar e homenagear as várias pessoas de Cruzeiro do Sul que faleceram vítimas do vírus da Covid-19. A programação conta com um dia específico com terço, novena e missa para os mortos e um painel que será montado dentro da Catedral contará com nomes e fotos de pessoas que foram à óbito pelo novo coronavírus. O tema da festa deste ano é “Maria, mãe de Deus, auxílio do povo”.

A carreata deverá ocorrer no dia 15 de agosto, e irá mais uma vez substituir a tradição procissão, e contará com 16 quilômetros de percurso, saindo da Catedral Nossa Senhora da Glória e retornando ao mesmo local. A carreata irá passar pelo Hospital de Campanha, local onde estão internados os doentes com Covid-19. Outras paradas acontecerão em lugares simbólicos para bênçãos, como no Hospital do Juruá, Unidade de Pronto Atendimento – UPA, Maternidade, Quartel da Polícia Militar e outros lugares.

“Vamos fazer uma procissão com sentido de homenagear, e pedir proteção para as áreas de educação, saúde, segurança e trabalho. Então vamos fazer paradas em lugares pontuais”, disse o bispo Dom Flávio Giovenale.

Segundo Lizane Negreiros, organizadora do evento, após a santa missa de abertura, no dia 5, todos os dias haverá terço, novena às 9h00 horas, 15h00,18H30 e missas às 19h30. A Feira de Artesanatos, acontecerá em frente à Catedral e será substituída pela venda de alimentos e souvenirs do novenário, como por exemplo, camisetas e terços. “Pedimos que as pessoas compareçam em todas as atividades do nosso Novenário”, convidou ela.

As celebrações serão transmitidas de forma online, em canais e perfis em redes sociais da diocese e também pela Rádio Verdes Florestas. E continuarão a homenagear tradicionalmente as categorias de trabalhadores, além de todas as vítimas fatais e doentes da Covid-19.

No ano de 2020, a expectativa da organização da carreata de Nossa Senhora da Glória, era de participarem cerca de 600 veículos, contudo, de acordo com a 1ª Circunscrição Regional de Trânsito – 1ª Ciretran de Cruzeiro do Sul , o evento contou com a participação de 1800 veículos (carros e motocicletas) e 10 mil pessoas, que seguiram a imagem da padroeira pela cidade, que foi levada no carro do Corpo de Bombeiros em um percurso de 6 quilômetros.

- Publicidade -
Copiar