22.1 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

PF deflagra operação de combate a esquema de evasão de divisas na fronteira do Acre com Peru e Bolívia

Por

- Publicidade -

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (22), na região do Alto Acre, a operação “Carga Segura”, de combate a um esquema de evasão de divisas na região de fronteira do Acre com Brasil e Peru.

Conforme a polícia, os envolvidos faziam o transporte de carga de alto valor, com saída pelas cidades acreanas de Assis Brasil, Epitaciolândia e Brasileia, na fronteira. A ação compromete a política cambial do Brasil, causando prejuízos ao estado.

Ao todo, estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão, sendo quatro deles em empresas e residências localizadas nos municípios acreanos de Brasileia e Assis Brasil e três no município de Quatro Barras, no Paraná.

Quatro pessoas foram intimadas a prestarem esclarecimentos sobre os fatos. Os trabalhos contam com a participação de 28 policiais federais.

PF cumpre sete mandados em operação de combate a esquema de evasão de divisas  — Foto: Arquivo/PF

Ainda segundo a PF, a investigação teve início em maio de 2020, a partir de um flagrante onde se apreendeu alto em dinheiro. Depois disso, a polícia apurou que não se tratava de caso isolado, e sim, o meio empregado para saída de valores do território nacional, facilitada por um grupo de pessoas e empresas instaladas na região da fronteira.

Pelo que foi apurado pela polícia, essas pessoas seriam responsáveis por operacionalizar o esquema, atuando como despachantes do crime.

As investigações apontaram ainda que, a princípio, esses valores seriam para custear o pagamento da escolta das cargas de alto valor na travessia pelos países andinos. Mas, outros objetivos também devem ser comprovados no final da apuração da polícia.

Os envolvidos estão sendo investigados pelo crime de evasão de divisas, que prevê, de acordo com a PF, até seis anos de pena de reclusão.

  • Com informações do G1 Acre.
- Publicidade -
Copiar