Início / Versão completa
Destaque

Biblioteca Pública Padre Trindade, de Cruzeiro do Sul, é destaque nacional

Por Redação Juruá em Tempo. 14/08/2021 15:02
Publicidade

A Biblioteca Pública Padre Trindade, de Cruzeiro do Sul, representou o Acre no Projeto Recode Bibliotecas, classificando-se em segundo lugar na primeira etapa. Dez bibliotecas de quatro regiões do Brasil foram premiadas por práticas de inovação e sustentabilidade, além de transformação social e digital em seus municípios. O projeto Recode Bibliotecas tem parceria com o Movimento Bem Maior, cujo objetivo é fortalecer uma rede de bibliotecas públicas, comunitárias, escolares e universitárias em todo o país.

Publicidade

Em duas edições, realizadas em 2019 e 2020, os profissionais participantes receberam uma formação diversa para que pudessem traçar uma nova programação a partir de uma pesquisa da comunidade, entendendo como a biblioteca poderia contribuir para o desenvolvimento local em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).

Ao todo, foram realizadas dez formações durante todo o projeto por meio de uma extensa programação chamada de percurso formativo. As duas fases impactaram mais de 1.400 pessoas em cursos de tecnologia oferecidos às instituições participantes.

O reconhecimento buscou valorizar profissionais e espaços que lideraram a elaboração e implementação de atividades inovadoras a partir das demandas identificadas em cada município. As cinco primeiras colocadas de cada fase ganharam equipamentos para apoiar o uso de tecnologia em seus espaços, como notebooks (1º e 2º lugar), TV de 32″ (3º lugar), datashow (4º lugar) e impressora multifuncional (5º lugar).

Publicidade

A Padre Trindade conseguiu se classificar em 2º lugar. “Apesar das dificuldades encontradas durante o percurso do projeto, em nenhum momento a equipe pensou em desistir. ‘Equipe unida jamais será vencida’ é o nosso lema”, relata coordenadora da biblioteca, Milena Oliveira.

Conheça as iniciativas vencedoras:

PREMIADAS DA FASE 2019

1º – Biblioteca Centro Cultural Grande Bom Jardim – Fortaleza (CE)

2º – Biblioteca Pública Estadual Padre Trindade – Cruzeiro do Sul (AC)

3º – Biblioteca Pública Municipal Epifânio da Fonseca Dória – Poço Verde (SE)

4º – Biblioteca Pública Municipal de Eldorado do Sul – Eldorado do Sul (RS)

5º – Biblioteca Pública Municipal Sólon Emanuel – Tomé-Açu (PA)

PREMIADAS DA FASE 2020

1º – Biblioteca Pública Municipal Patativa do Assaré – Vila Nova do Piauí (PI)

2º – Biblioteca Municipal Prof. Alencar Assis – São Sebastião do Paraíso (MG)

3º – Biblioteca Pública Municipal Viveiro das Letras – Porto Velho-RO

4º – Biblioteca Beatriz Schwab – Brasília (DF)

5º – Biblioteca Pública Municipal de Pojuca – Pojuca (BA)

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.