Focos de queimadas em Cruzeiro do sul nesse mês de agosto foram os maiores dos últimos 13 anos
Segundo informações repassadas pelo corpo de bombeiros de Cruzeiro do Sul, os focos de queimadas na cidade, nesse mês de agosto, foram os maiores nos últimos 13 anos.
O ano de 2021 já ultrapassou a quantidade de queimadas registradas durante o mesmo período – mês de agosto – do ano de 2020.
Sobre os incêndios.
Os últimos registros ocorreram entre os dias 25 e 26, com 5 atendimentos. Segundo o Corpo de Bombeiros, é possível que outros focos tenham sido registrados; uma vez que nem sempre é de conhecimento da corporação. Em outros casos, não é possível o atendimento – devido algumas limitações quanto a quantidade de pessoal disponível para atender as ocorrências que são registradas de forma simultânea.
Dados de comparação
Focos de queimadas em:
Julho de 2020 – 10
Agosto de 2020 – 73
Julho 2021 – 70
Agosto 2021 – 132
Segundo o tenente do corpo de bombeiros, Josadac Cavalcante, o órgão tem feito o possível, dentro de suas limitações, para a atender ao máximo as ocorrências. Como estratégia, já foi criada equipe extra que convoca bombeiros de folga para atuarem em incêndios florestais.
“Essa guarnição extra que atua juntamente com a Defesa Civil Municipal, Estadual e Secretaria Municipal de Meio Ambiente é convocada assim que ocorrem os chamados; já a guarnição que fica 24 horas, atua também na ocorrência desses incêndios. Normalmente, a primeira ocorrência que entra, a guarnição extra atende e a segunda ocorrência fica por conta da guarnição que está de plantão”, disse. Em seguida completou: “isso são as atividades de respostas ao aumento das queimadas; temos também as atividades de prevenção e preparação que são ações de orientação para o perigo de colocar fogo em entulhos. Já a preparação, é a formação de brigada – com treinamento e formação para dar a primeira resposta em caso de incêndios. Isso em todos os municípios do Juruá”.