Início / Versão completa
Acre

No Dia Internacional dos Povos Indígenas, governo reafirma apoio às comunidades em todo Acre

Por Redação Juruá em Tempo. 10/08/2021 10:38
Publicidade

No Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado nesta segunda-feira, 9 de agosto, o governo do Estado destaca as ações de apoio às comunidades dos povos tradicionais de todo o Acre.

Publicidade

Recentemente o governo realizou uma minirreforma, em que incluiu as políticas indígenas. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) passou a se chamar Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi).

Além de suas atribuições ambientais, a Semapi assume um papel importante quanto à coordenação das políticas estaduais de assistência e proteção social aos povos indígenas e às comunidades tradicionais.

“A preocupação do governador Gladson Cameli é estabelecer competências para que a Semapi possa também orientar, coordenar e executar políticas públicas, programas e projetos junto às comunidades, organizações e povos indígenas”, destaca o secretário da pasta, Israel Milani.

Publicidade

Investimentos

 Em 2021, o governo do Estado, por meio da Semapi, destinou mais de R$ 10 milhões para apoiar projetos que beneficiam as comunidades. Os recursos são do Programa REM (REDD Early Movers), em português (REDD+ para pioneiros), e do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser) do Banco Mundial (Bird).

Cinco Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTI) seguem em fase de elaboração e outros 29 passam por atualização, numa parceria com o Programa REM/KfW  e  Proser/Bird. Após a atualização, os PGTIs serão publicados para garantir os registros das estratégias para o futuro.

Ainda em 2020, aproximadamente R$ 700 mil foram investidos em 3.450 cestas básicas distribuídas durante três meses. O recurso do Programa REM foi destinado às famílias indígenas como medida emergencial diante da crise causada pela Covid-19.

O REM garante também o apoio aos festivais culturais, formação e capacitação e o pagamento das bolsas dos agentes agroflorestais indígenas (Aafis). A Semapi pretende ainda implementar 21 termos de fomento com organizações indígenas. A iniciativa irá fortalecer o artesanato, pesquisa de espécies potenciais, recuperação de áreas alteradas, construção de espaços culturais, produção sustentável e implantação de viveiros.

O Programa REM é uma iniciativa da Alemanha e Reino Unido, por meio do Banco KfW, aos que assumem o compromisso de reduzir o desmatamento, cuidar de sua biodiversidade e de suas populações.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.