24 C
Juruá
terça-feira, abril 23, 2024

Acre registra queda de 65% no número de mortes por Covid-19, no último trimestre

Por

- Publicidade -

Com o avanço da vacinação no Acre, o número de mortes por Covid-19 segue em tendência de queda. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), os últimos três meses registraram decréscimo de 65% em relação aos meses anteriores, sendo 52 mortes em junho, 34 em julho e 12 em agosto.

Nos primeiros 15 dias de setembro, somente duas pessoas perderam a vida em decorrência de complicações do coronavírus. O mês de março de 2021 foi o mais letal pela Covid-19 no Estado, com 359 mortes registradas.

Imunização segue avançando

O Acre já recebeu 1.029.550 doses de imunizantes, desde o início da vacinação contra covid-19 no país. Dos mais de um milhão de doses recebidas, 502.040 foram aplicadas em primeira dose e outras 241.525 foram aplicadas fechando o esquema vacinal dos cidadãos.

Conforme dados da coordenação estadual do Programa Nacional de Imunizações (PNI), atualmente o estoque de vacinas no Estado é de 165 mil doses de Pfizer, 22 mil doses de Coronavac/Butantan e outras 4.500 mil doses do imunizante Astrazeneca/Fiocruz.

Apesar do avanço na imunização, Renata Quiles, coordenadora estadual do PNI, reforça que a segunda dose da vacina é importante para garantir a imunização completa. “Uma pessoa com apenas uma dose da vacina não está imunizada e, também, as pessoas que têm apenas uma dose das vacinas apresentam risco altíssimo de ser laboratórios para novas variantes”, destacou.

Baixa ocupação das UTIs

A taxa de ocupaçao dos leitos de UTI também segue em queda e registra nesta sábado um percentual de ocupação de 7,14%, de um total de 70 leitos de UTI covid-19 existentes divididos nas unidades de saúde do Estado.

Quantos aos leitos clínicos, o percentual de ocupação é de 8,73%, do total de 126 atualmente ocupados.

  • Fonte: A Gazeta do Acre.
- Publicidade -
Copiar