As aulas presenciais que estavam prevista para voltar nesta quarta-feira (08), foram novamente adiadas. A previsão agora é de que tenha início na próxima segunda-feira (13). O retorno será feito de forma híbrida, em uma semana vai um grupo de alunos, atendendo a capacidade máxima, e os outros continuam online, na semana seguinte, será feito um rodízio.
Segundo o secretário adjunto de educação de Cruzeiro do Sul, Valdenízio Martins, além da Fiscalização da Vigilância Sanitária, medidas estão sendo tomadas para readequação das escolas, como instalação de pias, equipamentos de higienização e um convênio com a Universidade Federal do Acre (UFAC) através do professor doutor Thiago, que produz na própria universidade materiais de higiene, como máscaras, por exemplo.
“Estamos equipando as nossas unidades de ensino para receber a nossa clientela com toda a segurança suficiente”, disse o secretário.
Ainda se acordo com Martins, foi criado um comitê com os servidores para discutir as questões de segurança, além da presença de um grupo que trabalha na Secretaria Municipal de Educação formado com pessoas do Ministério Público do Acre (MPAC), Vigilância Sanitária e outros órgãos e ainda o Comitê Covid, tudo para garantir um retorno seguro para alunos e servidores.
“São esses órgãos que vão dizer como nós podemos começar. Uma coisa é você ter uma data para iniciar, outra é como isso será feito. O nosso grande desejo é que pudéssemos voltar ao antigo normal, mas hoje é o que chamamos de novo normal. Mas estamos tendo todo o cuidado para que nossas crianças e os servidores tenham o retorno mais seguro possível”, explicou
Vale ressaltar que o retorno será apenas para as escolas da zona urbana de Cruzeiro do Sul, assim, cerca de 12 mil alunos de 40 escolas de 1° ao 9° ano devem retomar as aulas.

