23 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Após crescer quatro meses seguidos, setor de serviços tem baixa de 2,2% em julho no Acre

Por

- Publicidade -

O volume de serviços no Acre caiu 2,2% no mês de junho, se comparado ao mês anterior, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A queda veio após quatro meses consecutivos de crescimento.

Conforme o instituto, em março a alta foi de 1,2%, já em abril foi de 0,1%, em maio a alta também não foi tão expressiva, de 0,4%, e em junho foi de 12,2%.

Mesmo com a queda, o setor de serviços no Acre, na série sem ajuste sazonal, em comparação com o mês de julho de 2020, avançou 35,3%. Essa é a quinta taxa positiva seguida.

Ainda de acordo com os dados, no acumulado de janeiro a julho de 2021, em comparação com o mesmo período do ano anterior, a expansão na receita real de serviços do Acre foi de 19,4%.

Dados nacionais

No Brasil, o volume de serviços prestados no avançou 1,1% em julho, na comparação com junho. Foi a 4ª alta mensal seguida, o que levou o setor a atingir seu maior nível em 5 anos.

Em relação a julho de 2020, o setor registrou alta de 17,8%, a quinta taxa positiva seguida nesta base de comparação. No acumulado no ano, o avanço é de 10,7% e em 12 meses de 2,9%.

O setor de serviços é o que possui o maior peso na economia brasileira. Ele foi o mais atingido pela pandemia, dadas as restrições de funcionamento impostas aos estabelecimentos, sobretudo daqueles com atendimento presencial.

  • Com informações do G1.
- Publicidade -
Copiar