Início / Versão completa
Brasil

Cinco usinas operam com menos de 10% da capacidade

Por Redação Juruá em Tempo. 16/09/2021 07:27
Publicidade

Sem chuvas, o nível dos reservatórios de algumas hidrelétricas tem ficado cada vez mais baixo. A situação ainda não impacta a produção de energia, mas é mais um sinal de alerta sobre a gravidade da crise hídrica. Conforme antecipou o colunista do GLOBO Lauro Jardim, a usina hidrelétrica de Ilha Solteira, a maior de São Paulo, já opera no volume morto por causa da seca. O nível de seu reservatório registrava -1,45% de água.

Publicidade

A usina faz parte do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que concentra a maior parte da geração de energia hidrelétrica do país. Dados do Operador Nacional do Sistema (ONS) apontam que, até o dia 14, o nível dos reservatórios estava em 18,38%.

Além de Ilha Solteira, outras quatro usinas estão com os níveis de reservatórios muito baixos. A situação é pior na usina de Três Irmãos, que fica na bacia do Rio Tietê. O nível do reservatório chegou a 1,98%.

A usina de Marimbondo está em 9,21%. Esta unidade é a que tem a segunda maior potência instalada dentre as usinas do complexo Furnas, com 1.440 MW. Ela fica no Rio Grande. Maior usina do sistema Furnas, com capacidade instalada de 2.082 MW, a unidade de Itumbiara está com nível do reservatório em 9,68%.

Publicidade

A usina Governador Bento Munhoz da Rocha Netto, no Paraná, registra o nível de 8,99%. É a maior da Copel, com 1.676 MW de potência.

  • Fonte: Agência O Globo.
Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.