Nesta quinta-feira (16), nossa equipe conversou com o comandante de uma das embarcações que fazem viagens para Marechal Thaumaturgo, Eliton Lopes, para saber como estavam acontecendo as viagens com carga para o município.
Segundo o comandante, antes do repiquete do rio Juruá, as viagens duravam de 10 à 12 dias, mas com essa pequena cheia repentina, as viagens estão durando cerca de 4 dias.
“A gente tá tirando em torno de 4 dias, do jeito que o rio tá; mas antes desse repiquete, a gente tirava em 10 ou 12 dias para fazer esse percurso: Cruzeiro do Sul – Marechal”, destacou.
Eliton destaca que leva apenas as cargas de insumos para abastecer os comércios do município. Segundo ele, o preço do quilograma das cargas muitas vezes precisam ser ajustados.
“Hoje, no preço que está o combustível, era para o rio encher e vazar e o valor permanecer o mesmo; pois tudo aumentou. Quando melhora o rio, o comerciante quer que a gente abaixe o valor; e a gente sabe que com toda a concorrência, a gente querendo ou não tem que, às vezes baixar o valor”, disse.

