24.4 C
Juruá
quinta-feira, abril 18, 2024

Dia 10 de setembro – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, aprenda mais sobre este assunto

Por

- Publicidade -

Dia de 10 de setembro, sexta-feira, e celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Além disso, o mês é marcado por ações da campanha ‘Setembro Amarelo’, que visa incentivar cuidados com a saúde mental.

São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo e hoje cresceu no Brasil inteiro.

Mas você sabe como surgiu essa ação tão importante?

Em setembro de 1994, um jovem estadunidense chamado Mike Emme cometeu suicídio. Mike era dono de um Mustang 68 amarelo, e em seu velório, familiares e amigos resolveram fazer cartões com frases de apoio, amarrados com fitas amarelas e sair distribuindo para pessoas que estavam enfrentando problemas emocionais. A ideia desencadeou um movimento de prevenção ao suicídio e se tornou uma campanha mundial.

Foi apenas em 2015 que o “Setembro Amarelo” foi adotado no Brasil pelo Centro de Valorização da vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Além de tratar sobre problemas emocionais e suicídio, que por muito tempo foram considerados tabu, a campanha visa informar a população sobre as formas de tratamento, influenciado a busca por apoio e ajuda profissional.

O suicídio é um tema delicado e complexo que não afeta apenas a vítima, mas toda a família e sociedade. Além disso, o tema envolve pessoas de diferentes orientações sexuais, origens, idades e gêneros.

O apelo da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da campanha é a de que as pessoas procurem ajuda e tratamento.

- Publicidade -
Copiar