Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • TCE decide julgar contrato do show de Joelma no interior do Acre dias antes da apresentação
  • Acre recebe mais de 5 mil doses da vacina contra a Covid-19
  • Sem ônibus em Rio Branco, cadeirante percorre mais de 20 km para buscar remédio
  • Jovem descobre câncer no sangue após ter sintomas tratados como sarna
  • Coronel Ulysses garante R$ 1 milhão para recuperação de ramal em Cruzeiro do Sul
  • Desaparecimento de Indígena no interior do Acre completa 15 dias e família pede ajuda
  • Inscrições para vagas remanescentes do Fies vão até 29 de abril
  • Prorrogado prazo de recurso para seleção de brigadistas no Acre
  • Tio é preso no interior do Acre por estupro de vulnerável contra duas sobrinhas
  • Governo define data para entrega do Hospital de Feijó; confira prazo
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quarta-feira, abril 22
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Últimas Notícias

Educação e Fade realizam seletivas de natação e atletismo

Por Redação Juruá em Tempo.27 de setembro de 20214 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) e a Federação Acreana de Desporto Escolar (Fade) realizaram no sábado, 25, e domingo, 26, as seletivas de natação e atletismo para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que serão realizados entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro na cidade do Rio de Janeiro.

As seletivas da natação foram realizadas na piscina semiolímpica (25 metros) da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) e contaram com a participação de 26 escolas, públicas e particulares. Ao todo, 53 atletas participaram das competições, que envolveram provas de 100 metros livres, 50 metros nado peito e 50 metros nado borboleta.

Já as seletivas de atletismo foram realizadas na pista de treinamento da Universidade Federal do Acre (Ufac) e contaram com a participação de duas escolas do Bujari, a São João Batista e a Nova Vida, localizadas no Ramal Espinhara, zona rural da cidade. Ao todo, mais de 30 atletas participaram das competições, que incluíram corridas de 80 metros, 150 metros, 800 metros e dois mil metros, além de lançamento de dardos.

Alunos de 12 a 14 anos participaram das seletivas para os JEBs nas modalidades feminina e masculina. Na natação, 8 atletas em cada modalidade representarão o Acre e no atletismo 17 competidores irão ao Rio de Janeiro participar dos jogos.

O chefe do Departamento de Esportes da SEE, Júnior Santiago, considerou as seletivas “muito satisfatórias”, uma vez que todos os classificados, tanto na natação quanto no atletismo, conseguiram os índices para disputar a competição, de nível nacional. “Com isso, poderão competir com os demais atletas”, enfatizou.

Júnior Santiago lembrou ainda a parceria do governo do Estado com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e a Fade para levar esses alunos até o Rio de Janeiro. “Essas parcerias fizeram com que se concretizasse a retomada dos jogos escolares e conseguíssemos levar os atletas, com passagens, hospedagem e alimentação”, afirmou.

O presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (Faea), Ricardo Sampaio, também considerou fundamental o incentivo dado pelo governo do Estado para a realização das seletivas. “A gente sabe que o esporte amador, na modalidade olímpica, é muito carente em nosso estado e a gente vê isso como uma coisa muito bacana”, frisou.

As provas de natação e atletismo marcam o reinício das competições estudantis. O atleta Pedro Ramirez, vencedor dos 100 metros nado livre, destacou a sensação de representar o Acre nos JEBs. “Estou muito feliz por ter vencido essa primeira competição depois da pandemia”, disse.

Já a atleta Vida Kepper, vencedora dos 100 metros nado livre e que vai representar o Acre no Rio de Janeiro, também disse estar muito feliz. “Me dediquei muito esses dias e a minha expectativa é que eu consiga dar o meu melhor e fazer um tempo mais baixo”, destacou.

Celeiro de atletas

O município do Bujari participou das seletivas do atletismo, no domingo na Ufac, com 13 atletas, dos quais três são da Escola Nova Vida. Para o treinador da escola, professor Edson Coelho, isso acontece porque o município, na modalidade, é um “celeiro de atletas”.

Entre os atletas que participaram das seletivas pelo Bujari está o aluno Islan Silva de Jesus, que estuda no 8º ano do ensino fundamental, anos finais, da Escola Nova Vida. Ele participou da corrida de 150 metros, de 800 metros e também do lançamento de dardos.

Essa expressiva participação do Bujari, com 20 alunos, somente é possível graças a um projeto desenvolvido pelo professor Edson, em parceria com a Ufac, em que eles treinam na pista da universidade duas vezes por semana. Fazem parte do projeto alunos de 7 a 19 anos.

Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.