24.9 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Apiwtxa fortalece e melhora gestão da Associação e Cooperativa Ashaninka

Por

- Publicidade -

O Povo Ashaninka do Rio Amônia, Marechal Thaumaturgo, Acre, tem duas instituições que ajudam na relação da comunidade com atividades internas e externas: a Associação Apiwtxa e a Cooperativa Ayõpare. Como parte das ações da comunidade, a Apiwtxa está investindo no fortalecimento e organização dessas duas instituições, com treinamentos e consultorias técnicas na parte administrativa.

Nos últimos meses, tem ocorrido oficinas com os moradores da comunidade nas atividades de gestão e organização, como inventário dos estoques e equipamentos, por exemplo. “Nós acreditamos que esse trabalho vai ter um desdobramento muito bom na organização tanto da Cooperativa como da Associação”, afirma Francisco Piyãko, liderança da Apiwtxa.

Segundo Marina Jardim, uma das consultoras do projeto, o objetivo do trabalho é que, ao final, “as duas instituições estejam ainda mais organizadas para expandir suas atividades e, por meio da capacitação, ter disponível novos quadros nas rotinas administrativas e operacionais”. Para a consultora, é importante “identificar quais pontos podem ser melhorados, quais ferramentas e estratégias podem contribuir para otimizar tempos, recursos e pessoal”.

“Vamos esquecer a caneta por um tempo”, afirma Erish Piyãko, tesoureira da Cooperativa e uma das participantes das oficinas. Uma das atividades realizadas é o treinamento em informática, que no caso da Cooperativa pode melhorar as vendas e gerência do estoque dos produtos para dentro da comunidade e para fora. “Estamos organizando a Cooperativa toda no computador, por exemplo, estou aprendendo a usar o Excel, o que vai nos ajudar na organização do que compramos e vendemos”, explica.

Em breve, a Cooperativa vai realizar venda dos adereços tradicionais, feitos pela comunidade, pelo site da Apiwtxa e também pelas redes sociais. Além de começar a atender a comunidade com máquina de cartão e pix, neste mês de outubro, evitando que muitos tenham que ir à cidade apenas para sacar o dinheiro para as compras do cotidiano.

A atividade de Fortalecimento Institucional tem apoio do projeto Nossas Futuras Florestas – Amazônia Verde, uma parceria da Apiwtxa com a Conservação Internacional (CI Brasil). O projeto Nossas Futuras Florestas – Amazônia Verde está trabalhando para conservar até 12% da Amazônia (cerca de 73 milhões de hectares) até 2025. Apoiado pelo governo francês, o projeto é uma das prioridades de conservação da Aliança para a Proteção das Florestas Tropicais, uma iniciativa para a proteção, restauração e manejo sustentável das florestas tropicais.

- Publicidade -
Copiar