27.3 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Detentas do Sistema Penitenciário Acreano recebem orientações sobre prevenção do câncer de mama

Por

- Publicidade -

Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC), em parceria com o Centro Universitário Uninorte, ofereceu na manhã desta quarta-feira, 13, orientações voltadas à prevenção do câncer de mama a um grupo de presas da Unidade de Regime Fechado Feminina de Rio Branco.

Das grades das celas, acadêmicos do curso de Medicina orientaram as reclusas sobre como fazer o autoexame de mama e, também, abordaram temáticas como câncer do colo do útero e cuidados com a higiene íntima.

A ação integra o cronograma de atividades voltadas ao Outubro Rosa – mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Neste primeiro momento, 25% das detentas da unidade foram alcançadas. A equipe irá em outros três dias para alcançar 100% das presas.

O enfermeiro e preceptor de estágio do curso de Medicina da Uninorte, Anthagoras Dantas, explicou que os acadêmicos prepararam panfletos com o passo a passo do autoexame de mama e que aproveitam a ocasião para tirar algumas dúvidas sobre os cuidados com a saúde.

Elizangela da Silva Muniz, de 21 anos, está presa há seis meses e afirmou ter tirado várias dúvidas. Ela, que já teve caso de câncer de mama na família, disse que não fazia nenhum acompanhamento anteriormente, mas que vai procurar cuidar mais da saúde.

Programação em todo o estado

A chefe da Divisão de Saúde Prisional, Ingrid Kariny Suárez, explicou que a programação é toda voltada para a saúde da mulher. Visamos não só a prevenção do câncer de mama, mas a questão da higiene íntima, que é um assunto que elas têm muitas dúvidas, a prevenção do câncer de colo uterino e outras doenças”

Ela destacou que as palestras e orientações serão realizadas em todas as unidades do estado. “Aqui em Rio Branco, separamos quatro dias, os dias 13, 19, 21 e 22, para essas ações com a parceria do curso de Medicina da Uninorte”, disse.

Também serão realizados Exame Preventivo do Câncer de Colo Uterino (PCCU) e mamografia em parceria com Hospital de Amor, bem como palestra em parceria com a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre).

Todas as ações também contemplam as visitantes atendidas pelo Núcleo de Apoio à Família, as presas monitoradas e as cumpridoras de medidas alternativas acompanhadas pela Central Integrada de Alternativas Penais (Ciap).

 

Por Secom

- Publicidade -
Copiar