23.2 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

“Foi ‘pra’ isso que ganharam”, questiona Jorge Viana sobre a política econômica de Bolsonaro

Por

- Publicidade -

O ex-senador Jorge Viana (PT) polemizou no Twitter ao publicar uma fotografia de um freezer de supermercado com pés de galinha à venda. O produto, ignorado antes do alto preço da carne bovina, ganha espaço nos estabelecimentos comerciais. O ‘pé de galinha’ é vendido a R$ 7,19.

Indignado, o ex-parlamentar acreano questiona a política econômica do presidente Jair Bolsonaro: “foi pra isso que ganharam?”, escreveu.

Em reportagem publicada pelo portal Congresso em Foco, com base em dados da Organização das Nações Unidas (ONU), “cerca de 23,5% da população brasileira encerrou o ano de 2020 em situação de insegurança alimentar moderada ou grave, conforme aponta o último levantamento realizado pela Organização das Nações Unidas. A porcentagem representa mais de 46 milhões de habitantes, e a fome tende ainda a piorar: um levantamento do jornal Estado de S. Paulo via Lei de Acesso à Informação mostra que 5,4 milhões de pessoas podem ter o acesso ao benefício Bolsa Família prejudicado após a substituição pelo Auxílio Brasil”.

A pesquisa da ONU revela que o crescimento da fome se tornou um problema mundial em decorrência da pandemia: 811 milhões de pessoas se encontram em insegurança alimentar no mundo, 160 milhões destas tendo adentrado o mapa da fome em 2020. No Brasil, por outro lado, a fome já avançava antes: o período de 2018 a 2020 teve 12 milhões de pessoas a mais em insegurança alimentar em comparação ao período 2014-2016.

Atualmente, a principal proposta do Governo Federal para conter o avanço da fome é a implementação do Auxílio Brasil, programa de distribuição de renda alimentar que promete oferecer um valor maior do que seu sucessor, o Bolsa Família. Apesar da proposta atrativa, o levantamento do Estado de S. Paulo revela que 37% dos 14,37 milhões de beneficiários podem não receber o aumento ou ainda sofrer cortes no valor.

WhatsApp_Image_2021-10-17_at_11.21.28.jpeg

  • Com informações do Congresso em Foco.
- Publicidade -
Copiar