22.9 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

No Acre, 11 cidades regridem para bandeira amarela e duas regionais seguem no nível de cuidado em nova avaliação do Comitê Covid

Por

- Publicidade -

Após 15 dias da última avaliação, o Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 emitiu nova nota técnica, nesta sexta-feira (15), e regrediu a regional do Baixo Acre, que inclui a capital acreana, Rio Branco, para o Nível de Atenção, representado pela bandeira amarela. Com a mudança de faixa, os setores e atividades comerciais e sociais devem funcionar com lotação de 50% da capacidade de público. Na última avaliação, a regional estava no nível de cuidado, bandeira verde.

Já a regional do Alto Acre, avançou para a bandeira verde. Com isso, há mudança no funcionamento dos setores e atividades comerciais e sociais. Agora, a lotação nesses locais passa a ser de 80% da capacidade de público. Mas, de acordo com o comitê, é preciso que sejam observadas algumas restrições que ainda permanecem.

“Eventos corporativos, acadêmicos, técnicos e científicos, bem como eventos comemorativos e sociais, tais como casamentos, aniversários e outros tipos de confraternizações realizados em igrejas, cerimoniais, restaurantes e buffets. Permanecendo, portanto, proibidos os eventos caracterizados como Carnavais, Festivais, Arraiais fora de época, ou qualquer outra festividade não prevista na Resolução 18, item 25, responsável por causar grandes aglomerações”, diz a nota.

Como vem ocorrendo nas últimas avalições, a Regional do Juruá/Tarauacá-Envira se manteve na classificação em nível de cuidado.

“Informamos ainda que permanecem em vigor todas as medidas já implementadas até o momento, adicionalmente às medidas de fortalecimento da capacidade laboratorial para diagnóstico de Covid-19, a fim de intensificar o rastreamento e análise de novos casos para a Variante Delta, bem como fortalecimento das campanhas de vacinação, reforço das medidas sanitárias, e intensificação das ações integradas de fiscalização”, afirma a nota.

A última avaliação, tinha sido divulgada no dia 1º de outubro , quando a regional do Alto Acre estava em bandeira Amarela, a Baixo Acre e Purus, Vale do Juruá e Tarauacá/Envira estavam em bandeira verde.

Regiões

  • Alto Acre: Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri – faixa verde;
  • Baixo Acre e Purus: Acrelândia, Bujari, Capixaba, Jordão, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Senador Guiomard – faixa amarela;
  • Vale do Juruá e Tarauacá/Envira: Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves e Tarauacá – faixa verde.

A avaliação do comitê leva em consideração sete fatores: índice de isolamento social; índice de notificações por síndrome gripal; índice de internação por síndrome gripal; índice de novos casos por síndrome gripal Covid-19; índice de óbitos por Covid-19; ocupação de leitos clínicos – Covid-19 e ocupação de UTIs Covid-19.

O Acre registrou, até essa quinta-feira (14), 87.994, casos de Covid-19, conforme dados do boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). O número de vítimas fatais pela doença no estado era 1.841.

Onze pacientes estavam internados nos hospitais de referência, dos quais oito com teste positivo para a Covid. O estado contava ainda com 35 exames de RT-PCR à espera de análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux.

Como funcionam as fases verde e amarela

Na fase amarela podem funcionar os seguintes estabelecimentos: Restaurantes, bares, pizzarias, sorveterias e outros estabelecimentos similares. Além de teatros, cinemas e apresentações culturais, como também evento religiosos com 50% da capacidade. Para a verde a porcentagem sobre para 80% da capacidade.

Lojas de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, comunicação, informática, áudio, vídeo e colchoarias podem continuar funcionando com todos os protocolos sanitários e aumentando a capacidade limitada de 50%, além de delivery e drive-thru e 80% na verde.

O aumento da capacidade também é válido para lojas de materiais de construção, empresas e obras do ramo da construção civil e demais estabelecimentos como olaria, cerâmicas, serraria, marcenarias e marmorarias.

Feiras livres, comércios de rua, ambulantes e outros também seguem abertos seguindo as orientações de segurança. Para hotéis, shoppings, salões de beleza e motéis a capacidade de funcionamento é a mesma.

  • Fonte: g1.
- Publicidade -
Copiar