24.8 C
Juruá
quarta-feira, abril 24, 2024

Porto Walter fica sem médico e enfermeiro realiza parto recebendo orientação por telefone

Por

- Publicidade -

Desde a semana passada o Hospital da Família de Porto Walter está sem médico. A unidade hospitalar é de responsabilidade da secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). Dois médicos fazem revezamento para atender no local a cada 15 dias, porém desde a última semana nenhum profissional atende na unidade.

No último domingo (03), uma adolescente de 17 anos, chamada Jaqueline da Silva Ferreira, grávida de 7 meses, chegou ao hospital com fortes dores e apresentando perda de líquido. Um enfermeiro e dois técnicos receberam orientação de médicos do SAMU de Cruzeiro do Sul, por meio de telefone, para realizar o parto.

O enfermeiro José Ítalo Menezes de Almeida contou que, por conta da situação da jovem, ele fez a regulação para o Tratamento Fora do Domicílio (TFD), para que a grávida fosse encaminhada de avião para Cruzeiro do Sul, porém houve demora na transferência e o quadro da paciente se agravou.

“Ela chegou às 8h30 e ao meio dia e meia o avião ainda não tinha chegado e as dores, contrações e a perda de líquido se intensificaram. Sob orientação valiosa do médico do SAMU fizemos o parto e deu tudo certo. O bebê nasceu com 2kg. Em seguida o TFD deu certo e a mãe e o bebê, foram levados de avião para Cruzeiro do Sul para passarem pelos procedimentos e exames adequados. Como é um bebê prematuro requer atenção”, relatou o enfermeiro.

Esta mão é a primeira vez que Porto Walter fica sem médico, o que já resultou no óbito de um paciente. A jovem Ana Paula morreu no dia 28 de fevereiro, sem receber atendimento no município que estava há 20 dias sem médico.

A mulher procurou o hospital três vezes durante o dia. Os médicos do SAMU de Cruzeiro do Sul, auxiliaram a equipe de enfermeiros também pelo telefone, mas Ana Paula veio a óbito.

A vereadora Cleide Silva, diz que existem idosos e crianças internados no Hospital de Porto Walter e cobra a presença de médicos permanentemente.

“Entendemos que há carência de médicos no estado, mas essa situação não pode continuar”, disse a parlamentar.

Deverá haver vagas de médicos para Porto Walter no concurso público que o governador Gladson Cameli anunciou ainda para este ano.

- Publicidade -
Copiar