23.5 C
Juruá
terça-feira, abril 23, 2024

Acre apresenta tendência de crescimento das síndromes respiratórias em crianças de até 9 anos, diz Fiocruz

Por

- Publicidade -

Segundo consta no último boletim da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (11), dos 27 estados somente 7 apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo das síndromes respiratórias graves entre crianças de até 9 anos, o Acre está entre eles.

Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Pará, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul também fazem parte da lista. “No entanto, na maioria desses Estados o cenário de crescimento recente é compatível com oscilação em torno de um valor estável”.

Apenas no Rio Grande do Norte, constatou-se crescimento na população entre 50-79 anos que inspira atenção. Nos demais estados, 15 apresentam sinal de queda na tendência de longo prazo: Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro e Sergipe. “Finalmente, 8 UFs apresentam sinal de crescimento apenas na tendência de curto prazo (últimas 3 semanas): Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins, porém todos em situação compatível com oscilação em torno de valor estável”, diz o boletim.

No estado de São Paulo, o aumento está restrito população infantil (0-9 anos), sendo associada também a casos por outros vírus respiratórios que atualmente tem causado mais casos de SRAG do que a Covid-19 nesse grupo. O aumento de casos de SRAG por outros vírus respiratório se observa em diversos estados do país, sendo uma consequência da maior exposição dessa população nos últimos meses.

Somente 6 unidades da federação mostraram ao menos uma macrorregião de saúde em nível muito alto (DF, MG, PR, RS, SC e SP), e nenhuma apresenta nível extremamente alto.

Nesse ano, houve um aumento significativo de casos de vírus sincicial respiratório, o VSR, entre as crianças, com registros semanais superiores aos de Sars-CoV-2. A partir do mês de julho, aumentaram gradualmente também os casos de infecção por outros vírus respiratórios (Adenovírus, Bocavírus, Parainfluenza 3, Parainfluenza 4, entre outros).

- Publicidade -
Copiar