25 C
Juruá
sábado, abril 20, 2024

ANP e Procon realizam fiscalização em postos de combustíveis do estado

Por

- Publicidade -

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC), em parceria com a Agência Nacional do Petróleo (ANP),  realizou entre os dias 25 de setembro e 4 de outubro, ações de fiscalização e coleta de combustíveis em postos da capital e no interior, no intuito de verificar a qualidade dos combustíveis comercializados no estado.

Ação visa avaliar a qualidade do combustível comercializado no estado. Foto: Cedida

Um total de 82 postos foram visitados pelos agentes ficais da ANP e do Procon nos municípios de Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri. Em Rio Branco, seis postos receberam a fiscalização, e um deles teve um bico de bomba de combustível interditado por estar com vazamento inadequado.

O Procon é o órgão delegado para a coleta e análise do combustível in loco, como resultado da assinatura de Termo de Cooperação firmado com a ANP no início do ano.  Já a análise  das amostras é realizada em Brasília por laboratório credenciado pela ANP.  Todo o combustível coletado nessa ação será encaminhado para essa análise laboratorial e, após a verificação, caso seja auferida alguma irregularidade na qualidade do combustível, será lavrado então o auto de infração pela ANP ao posto responsável.

Um total de 88 postos foram visitados pelos agentes ficais da ANP e do Procon, nos municípios e também na capital. Foto: Cedida

Estas ações de combate às irregularidades em postos de combustíveis, visam principalmente proteger os usuários da compra de combustível adulterado. “A ação conjunta entre Procon e ANP visa coletar combustível de diversos postos do estado, a fim de garantir que o produto adquirido pelos consumidores seja de qualidade e que a quantidade comprada corresponda, de fato, à abastecida, visando assegurar a transparência na relação de consumo”, informa Camila Pereira chefe do Departamento de Atendimento e Fiscalização do Procon/AC.

- Publicidade -
Copiar