24.1 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Enfermeiras debocham de paciente com depressão que tentou suicídio no Acre: “se mata logo”

Por

- Publicidade -

Um vídeo em que aparece duas profissionais de saúde do Pronto-Socorro de Rio Branco, possivelmente da área de enfermagem, foi enviado ao ac24horas em forma de denúncia neste sábado (20). As mulheres aparecem fazendo comentários preconceituosos contra uma paciente que teria tentado suicídio em decorrência de uma crise depressiva.

As imagens foram filmadas por uma outra paciente, que se diz revoltada com a situação. A vítima da chacota estava no hospital em busca de tratamento, mas acabou sendo destratada com comentários de deboche em relação ao problema. “Irmã, eu tenho o que fazer, cuida e se mata logo. A pessoa que se mata vai direto pro inferno”, teria dito uma das servidoras. Já a outra profissional acrescenta: “não, maninha, não dá recado. Não manda recado, não!”, disse.

No diálogo, que durou poucos minutos, uma das profissionais do hospital de urgência e emergência da capital acreana lembra que o Hospital de Saúde Mental do Acre – HOSMAC passa em reforma e que, por essa razão, estria atendendo pacientes com transtornos mentais. “Tem tanta gente querendo fazer cirurgia, doenças graves, querendo se tratar, querendo viver, e a gente tendo que cuidar de uma pessoa aí. Tem é que viver. A vida é tão boa, tá certo que a gente passa por mil e uma tribulação, depois passa”, comentou.

Por fim, uma das mulheres, após fazerem comentários sobre o caso, ao invés de encaminhar a paciente para profissionais médicos especialistas, decide dar uma palavra religiosa. “Deus não disse vou te dar água e sombra não. Ele disse, tenha bom ânimo que eu andarei contigo”, destacou.

O outro lado

A secretária de saúde do Estado, Paula Mariano, disse à reportagem que tomou conhecimento do caso na manhã deste sábado (20). Segundo ela, as atitudes, não condizem com a medicina e já teria determinado medidas cabíveis, dentre elas, o afastamento das envolvidas no episódio. “Recebi mais cedo e já solicitei o afastamento e abertura do Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD)”, afirmou.

Veja o vídeo:

  • Por Saimo Martins, do AC24horas.
- Publicidade -
Copiar