24.1 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Estado realiza parceria para aumentar produção artesanal do Acre

Por

- Publicidade -

Uma equipe da Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (Seet), esteve no Laboratório de Tecnologia da Borracha para a Amazônia da Universidade de Brasília (UNB), na sexta-feira, 29, para conhecer o processo de construção do forno para produção do ácido pirolenhoso usado para coagulação do látex.

Esse ácido é utilizado na produção dos calçados de borracha, fabricados pelo Dr. da Borracha, José Rodrigues. Atualmente, ele possui um forno que não é adequado e não supre a sua demanda.

“A ideia é fazer um forno desse na casa dele, localizada no ramal do Mato Grosso em Epitaciolândia-Acre. Também iremos contratar o consultor técnico para construção do forno”, garante a coordenadora estadual do Artesanato, Suelany Paiva.

Sem esse ácido, não é possível produzir as peças que são referência do artesanato acreano.

Esse é o modelo do forno que será instalado na propriedade do Dr. da Borracha. Foto: Cedida.

“Esse forno vai ajudar na produção dos calçados. Não é permitida a venda desse ácido, por isso é importante essa parceria que garante que possamos produzir o ácido para continuar confeccionando os sapatos. Hoje, eu gero empregos com a produção do meu artesanato”, destaca o Dr. da Borracha.

O secretário de Estado de Empreendedorismo e Turismo, reforça que parcerias como essas beneficiam toda a cadeia artesanal da borracha. Essas ações fazem parte do compromisso do governador Gladson Cameli com a geração de emprego e renda para os acreanos.

“Essas sapatilhas são sucesso de vendas. O Dr. da Borracha já exporta o produto para diversos países do mundo. Esse forno beneficiará toda uma cadeia artesanal. Aumentando a produção dele, gerando mais emprego e renda para a comunidade e fortalecendo o artesanato do Acre”, salienta.

- Publicidade -
Copiar