24 C
Juruá
quarta-feira, abril 24, 2024

ETA I recebe visita de estudantes de Engenharia Civil

Por

- Publicidade -

A Estação de Tratamento de Água (ETA I), recebeu nesta sexta-feira, 12, a visita de estudantes do curso de Engenharia Civil da Unimeta.

Recepcionados pelo servidor responsável pela Divisão de Operação, Controle e Gestão do Depasa, Haroldo Macário, os estudantes conheceram as instalações e viram de perto como ocorre o processo de tratamento e distribuição da água na ETA I.

A atividade reuniu alunos dos 2º, 4º e 8º períodos do curso de Engenharia.  “A escolha da ETA I teve o objetivo de mostrar para os alunos coisas novas como o sistema de bombeamento com Booster, que é uma técnica diferenciada, e a tomada de Captação, que é um a obra arrojada de concreto e muito resistente”, enfatizou o professor Júlio Mattos.

Pela primeira vez em visita a uma estação de tratamento de água, Carlos Jonasson, aluno do 2º período,  falou sobre a importância da visita técnica para a fixação do conhecimento. Para ele, os dados sobre o custo para tratamento, mais R$ 1,5 milhão ao mês, e manutenção do sistema, é algo que impressiona. “Aqui ficamos sabendo o custo com produto químico, um custo bem alto. Também pudemos constatar a importância das manutenções periódicas para garantir o bom funcionamento do sistema”, observou.

Para o aluno do 8º período, Matheus Mesquita, a atividade foi fundamental para que os participantes pudessem compreender melhor como funciona o sistema de abastecimento de água da capital e despertar o interesse pelo saneamento básico. “ É uma área importante. Água é vida. Gostei e aprendei muito com o professor e também com a equipe técnica do Depassa”, disse Matheus.

A diretora-presidente do Depasa, Waleska Bezerra reafirmou o compromisso do Depasa, em atender bem a população e contribuir com a formação profissional dos estudantes. “É sempre uma satisfação poder receber estudantes e professores nas unidades do Depasa, seja da graduação, pesquisadores ou estudantes da Educação Básica. E é um trabalho de mão dupla, ao tempo em que fornecemos as informações que podem acrescentar aos conteúdos curriculares, é sempre uma oportunidade de formar multiplicadores, que podem nos ajudar a sensibilizar todos sobre a importância de fazer uso consciente da água tratada, um bem precioso e tão caro à nossa sobrevivência”, destacou Waleska.

Realizada uma semana após a visita à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE São Francisco) a atividade na ETA I, completa o circuito de visitas técnicas programadas pela coordenação do curso de Engenharia da Estácio Unimeta como ferramenta importante no processo de ensino- aprendizagem dos alunos.

- Publicidade -
Copiar