22.6 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Mapa Educação realizará 1° Seminário sobre Evasão Escolar no Município de Mâncio Lima nos dias 16 e 17; evento será transmitido no YouTube

Por

- Publicidade -

O Mapa Educação, realizará, nesses dias 16 e 17 de novembro, terça e quarta-feira, o 1° Seminário sobre Evasão Escolar no Município de Mâncio Lima. O objetivo do evento é discutir formas para enfrentar a evasão escolar no município.

“Em Mâncio Lima, a Educação Básica enfrenta dois desafios que consideramos fundamentais: a alta proporção de jovens que interrompem sua formação escolar e baixa proporção de jovens que conseguem aprender”, destaca o coordenador do evento e embaixador do Mapa Educação no Acre, Ulissys Bandeira.

A taxa de escolarização de Mâncio Lima, considerada a faixa de 6 a 14 anos, é de 94,9%. A cidade possui 42 escolas vinculadas ao ensino fundamental e 6 voltadas para o nível médio. São 3.938 estudantes matriculados no ensino fundamental e 808 no ensino médio. Já o número de professores é de 198 no ensino fundamental e 76 no médio. Na avaliação da qualidade da educação no ensino fundamental, considerando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Mâncio Lima obteve nota 5,2 para os anos iniciais e nota 4,4 para os anos finais.

Por conta da pandemia de Covid-19, as escolas de todo o país se viram obrigadas a aderir o ensino remoto, e em Mâncio Lima não foi diferente. Porém, a falta de acesso à internet e a ferramentas eficazes para estudo são motivos que desestimulam e até impossibilitam a permanência de crianças e jovens na escola. “Vencer os desafios impostos pelas desigualdades, agora ampliadas com a pandemia, é uma tarefa que necessita do envolvimento intersetorial e ágil do poder público”, ressalta o coordenador.

O seminário visa discutir, através de rodas de conversas, que movimentos os gestores escolares, em parceria com as secretarias municipal e estadual de educação, e comunidade podem fazer para agir preventivamente e diminuir os níveis de evasão e abandono escolar.

“O 1° Seminário sobre Evasão Escolar no Município de Mâncio Lima – Acre é um projeto pensado para atender à necessidade educacional do município de Mâncio Lima, propondo-se a ser um evento divisor de águas, partindo do pensamento norteador que unirá gestores, professores, comunidades escolar e poder público em debates acerca do combate a evasão escolar no município, oferecendo a partir das discussões, propostas de intervenção para a construção de uma educação básica municipal cada vez mais pública, gratuita e de qualidade”, explica Ulissys.

A partir das discussões desse evento, será discutida a necessidade da criação de um conselho municipal que se proponha a integrar estudantes, profissionais e pesquisadores interessados no tema evasão escolar na educação manciolimense, o que culminará para constituição da Associação Manciolimense de Prevenção da Evasão na Educação Básica (AMPEEB)

O evento iniciará na terça-feira (16), às 18h e na quarta-feira (17), às 08h30min de forma remota e toda comunidade poderá assistir através do YouTube do Mapa Educação. As inscrições estão sendo realizadas através do site:
https://www.even3.com.br/evasaomanciolima/

- Publicidade -
Copiar