Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Justiça Eleitoral manda Mailza Assis retirar vídeo do Instagram por indícios de propaganda eleitoral antecipada
  • Corte da Itália manda refazer julgamento sobre extradição de Zambelli
  • Dr. Marlon Holanda conquista Título de Especialista em Endoscopia Digestiva, uma das mais altas certificações da área no Brasil
  • Prefeitura inicia votação para escolha do Rei e da Rainha do Festival da Farinha durante a Expoacre Juruá em Cruzeiro do Sul
  • Acre arrecada R$ 3,31 bilhões em impostos no 1° semestre de 2026
  • Homem é preso por abuso sexual contra jovem de 16 anos em Cruzeiro do Sul
  • Justiça ‘enterra’ ação da Operação Fake Bois e mantém absolvição de acusados
  • Polícia Civil prende homem suspeito de abusar de criança três anos em Rio Branco
  • Trabalho investigativo da Polícia Civil garante condenação de mais de 80 anos para autores de latrocínio em Senador Guiomard
  • Polícia Civil conclui Operação Fronteiras com prisão, autuações e envio de 17 inquéritos à Justiça
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quinta-feira, julho 2
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Mais Notícias

Profissionais do Juruá participam de capacitação sobre prevenção e manejo clínico das doenças sexualmente transmissíveis

Por Redação Juruá em Tempo.11 de novembro de 20212 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com a Organização Pan-americana de Saúde e Ministério da Saúde, oferece de 8 a 11 de novembro, uma capacitação aos profissionais dos municípios que compõem a regional do Juruá-Tarauacá-Envira sobre Profilaxia pós e pré-exposição para prevenção ao HIV e manejo clínico da Sífilis, hepatites virais e HIV na atenção primária.

Suiane Negreiros, infectologista referência na regional do Juruá, durante a capacitação sobre o manejo clínico na atenção primária. Foto: Cedida

Segundo a chefe do Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/AIDS, Hepatites Virais e Sífilis, Suilany Souza, as ações são de extrema relevância para o Estado e municípios, considerando que muitas das atividades realizadas fora das unidades de saúde de testagem rápida foram prejudicadas durante a pandemia da Covid-19.

“Hoje o estado do Acre apresenta, segundo dados obtidos no Sistema de Monitoramento Clínico do Ministério da Saúde, 39 casos de pacientes com carga viral detectável, mesmo após seis meses de início do esquema terapêutico atual; 382 pacientes em abandono de tratamento e 725 pacientes em GAP de tratamento para o HIV, que são pacientes que foram diagnosticados mas não conseguiram acessar o tratamento”, explicou a Suilany Souza.

Considerando que o HIV, assim como as hepatites virais, são infecções endêmicas no Acre, com alto grau de transmissibilidade e na maioria das vezes silenciosas, é necessário trabalhar a reorganização da Rede de Assistência, com foco a expandir a oferta de ações de prevenção, qualificando a assistência para uma atendimento integral e qualificado, priorizando a descentralização do tratamento da Atenção Primária, com foco no cuidado compartilhado.

“Os profissionais de Saúde que hoje nos apoiam na implementação das ações, são justamente os que compreendem a relevância e necessidade de melhorias dos vários acessos à saúde da nossa população”, destacou Suilany.

Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.