23 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Vereadores cobram solução da gestão de Tião Bocalom para greve da saúde em Rio Branco

Por

- Publicidade -

Desde às 7h da manhã de segunda-feira (08), os profissionais da rede de atenção básica de Rio Branco estão em greve. Esse foi um dos assuntos debatidos na sessão da Câmara de Rio Branco desta terça-feira (09).

Os profissionais estão aguardando uma contraproposta da prefeitura na sede do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC). De acordo com eles, a mobilização foi decidida depois de meses de tentativas de negociação com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que, até o momento, não apresentou resposta para as demandas da categoria.

O vereador Adailton Cruz (PSB), pediu uma posição da prefeitura e afirmou que a proposta da classe já foi entregue há um bom tempo, porém não houve nenhuma contraproposta por parte da gestão da cidade.

“Os médicos estão pedindo melhores condições de trabalho, redução de jornadas e incorporação das suas gratificações no piso que hoje é um dos menores do país. Como vamos chamar uma categoria para suspender a greve, sem apresentar uma proposta? As demais categorias estão à beira de parar e as perdas salariais são as mesmas. É preciso apresentar algo. O que não pode é pedir para suspender uma greve sem resposta. Deixo aqui o meu apoio aos profissionais”, afirmou Adailton Cruz.

“Nós temos médicos que recebem líquido quase R$ 6 mil e se a gente for analisar com outras capitais é muito inferior. Por mais que a prefeitura busque meios legais para eles trabalharem, muitos deles podem largar o cargo porque essa renda do município é inferior. Infelizmente, o prefeito não tem dado uma atenção para essa pauta que foi eleitoral dele e se não acharmos um mecanismo adequado quem vai sofrer é a população com a falta de atendimentos”, corroborou Emerson Jarude (MDB).

“Isso é injusto e a gente que ajudou a eleger a atual gestão temos a obrigação de fazer esse encaminhamento para rever isso, pelo menos uma equiparação. O município é pequeno e temos pouco médico”, acrescentou Lene Petecão (PSD).

Sobre a greve

Os médicos das 83 unidades de saúde de Rio Branco decidiram deflagrar a greve nesta segunda-feira (08). Ao todo, 48 profissionais aderiram ao movimento.

O que a categoria quer é a renovação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), promessa de campanha ainda não cumprida pelo atual prefeito do município, Tião Bocalom.

As unidades funcionam com uma quantidade de médicos reduzida.
Segundo o Sindicato dos Médicos os profissionais que trabalham para a Secretaria Municipal de Saúde recebem salário de R$ 1,8 mil com complementações como gratificações.

- Publicidade -
Copiar