Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Justiça Eleitoral manda Mailza Assis retirar vídeo do Instagram por indícios de propaganda eleitoral antecipada
  • Corte da Itália manda refazer julgamento sobre extradição de Zambelli
  • Dr. Marlon Holanda conquista Título de Especialista em Endoscopia Digestiva, uma das mais altas certificações da área no Brasil
  • Prefeitura inicia votação para escolha do Rei e da Rainha do Festival da Farinha durante a Expoacre Juruá em Cruzeiro do Sul
  • Acre arrecada R$ 3,31 bilhões em impostos no 1° semestre de 2026
  • Homem é preso por abuso sexual contra jovem de 16 anos em Cruzeiro do Sul
  • Justiça ‘enterra’ ação da Operação Fake Bois e mantém absolvição de acusados
  • Polícia Civil prende homem suspeito de abusar de criança três anos em Rio Branco
  • Trabalho investigativo da Polícia Civil garante condenação de mais de 80 anos para autores de latrocínio em Senador Guiomard
  • Polícia Civil conclui Operação Fronteiras com prisão, autuações e envio de 17 inquéritos à Justiça
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quarta-feira, julho 1
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Mais Notícias

Visitas em presídio de Rio Branco são retomadas mesmo com policiais penais com atividades paralisadas

Por Redação Juruá em Tempo.27 de novembro de 20215 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Após suspensão devido o protesto dos policiais penais, as visitas no Complexo Penitenciário de Rio Branco vão ser retomadas nesse sábado (27) e domingo (28). O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) divulgou, nesta sexta-feira (26), que haverá visita apenas nessa unidade prisional.

O órgão deve apresentar nos próximos dias um planejamento da retomada das visitas nas demais unidades prisionais do estado.

Desde o último dia 17 que não havia visitas nos presídios após os policiais penais paralisarem as atividades pela aprovação da Lei Orgânica que regulamenta a categoria.

Mesmo com o retorno, as visitas vão ocorrer de forma reduzida da seguinte forma:

Sábado (27)

  • Visita nos pavilhões O e C, das 8h às 11h;
  • Visita no pavilhão P e Posto Médico, das 13h às 16h.

Domingo (28)

  • Visita nos pavilhões H e J, das 8h às 11h;
  • Visitas nos pavilhões G e I, das 13h às 16h

Só será permitida a entrada de um parente por preso. A visitante não poderá:

  • Entrar com alimentação;
  • Precisa estar com a carteira de visitante e um documento oficial com foto;
  • Estar máscara;
  • Carteiras vencidas só serão aceitas com 30 dias de vencimento.

Paralisação

Os policiais penais pressionam o governo para a aprovação da Lei Orgânica que regulamenta a categoria. O projeto foi enviado no último dia 8 para a Casa Civil depois de passar por reformulação pelo grupo de trabalho criado pelo governo do Acre, em julho do ano passado. O texto final não agradou os servidores administrativos, que foram excluídos do novo órgão vinculado à Segurança Pública. Por enquanto, o projeto segue parado na Assembleia Legislativa do Acre.

Inicialmente, a lei sugeria a extinção do Instituto de Administração Penitenciária do Acre, no entanto, após análises, foi decidido que servidores administrativos continuam no Iapen-AC e os policiais penais passam a integrar a Polícia Penal, além dos motoristas.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que criou a Polícia Penal na esfera estadual foi aprovada pelos deputados na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) em dezembro de 2019.

Medida considera Constituição

Conforme o secretário de Segurança Pública do Acre, coronel Paulo Cézar, representante do grupo de trabalho no governo, assim que receberam o projeto inicial para análise, já foi dito que o Iapen não tinha como ser extinguido. Isso porque, as Constituições Federal e Estadual estabelecem que a Polícia Penal é responsável pela segurança dos presídios e, portanto, é composta pelos antigos agentes penitenciários, que passam a ser denominados policiais penais.

A partir desse entendimento, os servidores administrativos seguem sendo responsáveis pela parte de gestão de contratos, ações de ressocialização e educação nos presídios do estado e, com isso, continuam no Iapen-AC.

Após passar pela Casa Civil, o projeto de lei vai para a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e então é enviado para apreciação dos deputados estaduais, na Assembleia Legislativa do Acre. O secretário acredita que até o final deste ano, o projeto seja votado na Aleac.

“A lei determina que a competência da Polícia Penal que está sendo criada é meramente para cuidar da segurança dos ambientes penais e não é o caso dos psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, engenheiros. A nossa Constituição Estadual definiu quais são os cargos da Polícia Penal e diz que ela é formada pelos motoristas oficiais e pelos antigos agentes penitenciários. Então, o grupo que foi criado pelo estado não tem como pegar outros servidores que não estão enquadrados na Constituição Estadual e levar para essa lei. O Iapen não vai ser extinto, não tem como”, disse o secretário.

Impasse

É justamente essa exclusão dos servidores administrativos que tem causado impasse na categoria. É que eles dizem que passaram no mesmo concurso público e que, com o racha no órgão, vão sair perdendo na área trabalhista e previdenciária.

A presidente do Sindicato dos Servidores Administrativos do Iapen, Cátia Nascimento, disse que o grupo participou do processo de discussão da lei e acredita que é justamente por conta desse embate que a proposta ainda não foi sancionada ainda.

“Até o momento, o sistema prisional do Acre é composto por todos os servidores, os policiais penais, e os servidores técnico-administrativos, que fazem a questão da ressocialização da pessoa em situação de prisão. Com a aprovação da lei orgânica, o estado está contemplando apenas os policiais e motoristas e deixando de fora os educadores, psicólogos, pedagogos, assistente social, engenheiro e administrador. E aí, essas pessoas ficariam desprovidas de direitos. Nossa preocupação é a gente entrar em um processo de extinção do próprio órgão de administração penitenciária, sucateamento e piorar ainda mais a assistência à pessoa em situação de prisão, visto que o quadro vai ficar fragilizado”, disse a sindicalista.

No mês passado, inclusive, os policiais penais acamparam na frente da Aleac para reivindicar algumas pautas ao governador Gladson Cameli. A Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário do Acre (Asspen) disse que movimento reivindica três pautas:

  • Envio da lei orgânica que regulamenta a categoria para a Aleac
  • Equiparação de salários com as outras forças de Segurança
  • Incorporação da gratificação aos salários

Atualmente, o Iapen-AC possui 113 servidores administrativos. Ainda segundo Cátia, a proposta do sindicato dos servidores administrativos é que a Polícia Penal passe a ter três carreiras:

  • policial penal, que é de nível médio;
  • especialista em execução penal, que são os servidores de nível superior, como psicólogo, pedagogo e outros;
  • técnicos da polícia penal, que seriam os administrativos de nível médio.

“Existe um edital, regras do concurso público e nós não aceitamos mesmo. Caso a gente não seja contemplado na Lei Orgânica, pretendemos entrar com ação judicial. Então, estamos tentando ao máximo na esfera administrativa. Nós temos o mesmo PCCR, mesmo contracheque com mesmas vantagens”, concluiu Cátia.

Com informações G1 Acre

Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.