Ícone do site O Juruá Em Tempo

Bolsonaro cai na preferência dos acreanos e aparece com 38% em pesquisa; Lula vem em segundo, com 29%

BRASILIA, BRAZIL - NOVEMBER 11: Brazilian President Jair Bolsonaro speaks during the Presentation of Food Donation Program at Planalto Palace on November 11, 2021 in Brasilia, Brazil. The program Comida no Prato aims to connect companies who want to donate food with institutions that are able to receive them for distribution to those in need. The levels of poverty and hunger grew in Brazil in 2020 and 2021, fueled by the effects of the pandemic. (Photo by Andressa Anholete/Getty Images)

O atual presidente Jair Bolsonaro aparece em primeiro lugar, nas intenções de voto dos acreanos para a Presidência do país, nas eleições de 2022. Com 38% dos votos (cinco pontos percentuais a menos que a pesquisa anterior, em que o presidente apareceu com 43%), ele sai na frente de Lula (PT), que recebeu 29% das intenções de voto (na pesquisa anterior, o candidato do PT obteve 27%).

Ciro Gomes aparece em terceiro, com 8%, e Sérgio Moro com 7%. O resultado da pesquisa realizada pela Realtime Big Data foi divulgada nesta quinta-feira,02.

Encomendada pela TV Gazeta, a pesquisa foi realizada via telefone com 600 eleitores acreanos. Os dados foram coletados nos dias 29 e 30 de novembro deste ano, e o nível de confiança é de 95%.

Na primeira pergunta da pesquisa, a espontânea, os participantes foram questionados sobre quem votariam para presidência, sem citar nomes de possíveis candidatos. Nesta, Bolsonaro recebeu 25% dos votos, seguido por Lula, com 15% e Ciro Gomes com 1%. Vale destacar, que 37% dos entrevistados não sabem em quem votar ou não responderam.

Em seguida, os nomes de determinados candidatos foram informados como opção de votos:

O estudo simulou também o cenário de um possível segundo turno entre Lula e Bolsonaro, no qual o atual presidente ganha com 41% dos votos, embora também tenha caído em relação à última pesquisa, quando aparecia, com 45%. O candidato do PT, recebeu 33% das intenções de voto (dois pontos a mais do que na última pesquisa, quando obteve 31%) e 12% dos participantes responderam que votariam nulo ou branco.

Os entrevistados realizaram também uma avaliação do atual presidente da República. 38% dos participantes avaliaram o presidente Bolsonaro como “Ruim/Péssimo” e 36% classificaram o presidente como “Ótimo/Bom”. Outros 22% dos eleitores pesquisados avaliaram o presidente como “Regular”.

Sair da versão mobile